Cidades

Após vandalização, biblioteca da UnB inaugura espaço dos direitos humanos

Um mês após ter livros relacionados aos direitos humanos rasgados, a Biblioteca Central da Universidade de Brasília destinou um espaço no local dedicado exclusivamente ao acervo da temática

Alan Rios
postado em 13/11/2018 08:11
Biblioteca identificou livros rasgados no começo de outubro
A Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB) vai inaugurar um espaço dedicado ao estudo e reflexão das temáticas dos direitos humanos. A inauguração será realizada no dia 20 de novembro, pouco tempo depois que a direção da biblioteca identificou cinco livros propositalmente rasgados no local. Além das obras literárias, a ala terá ainda exposições de fotos e espaço para debate e incentivo a ações relacionadas ao tema.

"O estabelecimento deste espaço representa mais um marco institucional para a defesa intransigente dos direitos humanos. O objetivo do Espaço Direitos Humanos é oferecer suporte informacional e ambiente fértil para a produção e compartilhamento de conhecimentos sobre direitos em sentido amplo", destacou a nota da Biblioteca Central.

O evento de inauguração, marcado para a próxima terça-feira (20/11), terá início às 17h, na sala ASS-17/30 (154), que fica no 1; subsolo do local, em frente ao salão de estudos do Multimeios. O espaço simboliza ainda uma resposta aos responsáveis pela degradação de livros na Universidade, que estão sendo investigados pela Polícia Federal. "O livro dentro de uma universidade pública é patrimônio público e a investigação sobre depredação de patrimônio público é atribuição da PF", informou na ocasião o diretor da BCE, Fernando Leite, à Agência Brasil.
Caso de outubro está sendo investigado pela polícia Ao ficar ciente do ocorrido, o Ministério dos Direitos Humanos também se pronunciou, no dia 5 de outubro, por meio de nota do ministro Gustavo Rocha. "A construção de uma sociedade plural, pacífica e tolerante pressupõe a coexistência de ideias e leituras distintas sobre fatos incontestáveis da história recente de nosso país. Rasgar obras literárias que veiculam narrativas sobre as conquistas em direitos humanos é, em última análise, impedir a formação de uma visão crítica e democrática do mundo que nos cerca", destacou o ministro.

Serviço

Inauguração do Espaço Direitos Humanos
Dia: 20/11/2018, terça-feira
Horário: 17h
Local: 1; subsolo da BCE/UnB

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação