Publicidade

Correio Braziliense

Ibaneis anuncia Rafael Parente como secretário de Educação do DF

PhD em educação, Rafael Parente já foi subsecretário na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, entre 2009 e 2013


postado em 13/11/2018 12:03 / atualizado em 13/11/2018 13:48

Rafael Parente aceitou o convite de Ibaneis Rocha nesta terça-feira(foto: Ana Rayssa/Esp. CB/DA Press)
Rafael Parente aceitou o convite de Ibaneis Rocha nesta terça-feira (foto: Ana Rayssa/Esp. CB/DA Press)
O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou o nome de mais um secretário para compor o alto escalão durante o seu mandato no Palácio do Buriti a partir do ano que vem. Nesta terça-feira (13/11), o emedebista anunciou, para a pasta da Educação, Rafael Parente, que foi subsecretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, entre 2009 e 2013. 

Rafael Parente é doutor em educação pela Universidade de Nova York. Além disso, é diretor-executivo da Edufuturo, empresa de inovação na educação e impacto social, e presidente do conselho do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) e sócio-efetivo do Movimento Todos pela Educação.

Rafael também fundou e dirigiu o Laboratório de Inovação Educacional (LABi) e criou e implementou a Educopédia, o Pé de Vento, o Rioeduca e o GENTE (novo modelo de escola no bairro-favela carioca da Rocinha).

O educador ainda é CEO da Aondê/Conecturma, projeto que começou a ser implantado em 2015 e abrange da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental em 81 municípios de sete estados do país. O programa utiliza tecnologias tradicionais e inovadoras para auxiliar crianças de 3 a 11 anos no aprendizado de língua portuguesa, matemática e outras competências.
 
Diretora do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro), Rosilene Côrrea Lima destaca que mais importante do que o nome escolhido para a pasta será a atitude do futuro secretário em relação à área no DF. "Ainda é cedo para avaliar o nome definido, mas a gente espera que ele tenha a compreensão do gigante que está assumindo, uma pasta que tem um porte imenso, grande complexidade e que seja aberto ao diálogo", declarou. 

Outras secretarias 

O futuro secretário de Educação é o sétimo escolhido para integrar a administração de Ibaneis. O futuro governador do DF também já definiu os nomes para comandar as secretarias de Desenvolvimento Econômico (José Humberto Pires), da Fazenda (André Clemente), de Gestão do Território e Habitação (Mateus de Oliveira), da Mulher (Ericka Filippelli), de Segurança (Anderson Gustavo Torres) e de Obras (Izídio Santos Júnior).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade