Cidades

Defesa Civil inicia operação para vistoriar enfeites natalinos no DF

O órgão pretende verificar 50 pontos de venda do DF. O objetivo é garantir a segurança de enfeites natalinos instalados em espaços públicos, como shoppings e praças

Thiago Melo*
postado em 14/11/2018 18:35
A Operação São Nicolau vai checar decorações natalinas de locais de grande movimentação Começou ontem (13/11) a Operação São Nicolau, da Defesa Civil. O objetivo é garantir a segurança de pelo menos 50 locais que serão decorados com enfeites e objetos natalinos. O foco é verificar árvores de natal, pisca-piscas e outras decorações instaladas em lugares de grande movimentação, como shoppings, praças, condomínios e órgãos públicos.

De acordo com o tenente-coronel Sinfrônio Lopes, coordenador da Operação São Nicolau, a iniciativa busca evitar acidentes e incêndios causados por materiais mal instalados ou que ofereçam ameaça de eletrocução. Segundo o oficial, se os materiais utilizados não forem adequados, o risco de ocorrer um curto-circuito e resultar em incêndio, por exemplo, é muito maior.

"Se os materiais que são utilizados não forem adequados, seja na fiação elétricas, seja o material contra incêndio, existe risco de eletrocução. Existe, ainda, riscos de acidentes domésticos, como uma criança engolir ou se cortar com peças pequenas e de material frágil durante o manuseio", explicou Sinfrônio.

O tenente-coronel reforçou que os cuidados não devem ser tomados apenas pelos responsáveis por áreas públicas, mas valem também para aqueles que vão decorar o prédio, a casa ou o apartamento. Ele acrescentou que, caso crianças ou adolescentes queiram decorar a árvore de Natal, eles devem estar acompanhados por um adulto.

De acordo com a Defesa Civil, o número de acidentes causados por algum material natalino em dezembro diminuiu nos últimos anos. A razão é que grandes centros comerciais e responsáveis por áreas públicas se adequaram às normas e regras em relação à segurança. A contratação de um arquiteto especializado na escolha das locações e do material ideal a ser utilizado é uma dessas recomendações.

Segurança

Para aqueles que pretendem deixar a casa ou o apartamento com a cara do Natal, algumas recomendações são importantes. O ideal é garantir que os enfeites natalinos, como pisca-piscas, bolas, estrelas, faixas e a árvore, sejam feitos de material com procedência especificada, além de comprados em lojas especializadas e com notas fiscais.

A Defesa Civil recomenda que o consumidor escolha enfeites que tenham o selo do Inmetro e, se possível, que materiais elétricos sejam comprados com filtro de linha, para evitar curtos-circuitos e choques.

"Evite comprar enfeites natalinos de camelôs ou materiais sem procedência. Isso vai garantir a segurança da decoração", ressaltou o coordenador da Operação São Nicolau.

Este é o sexto ano consecutivo da operação no DF. A São Nicolau começou ontem (13/11) e deve seguir até 14 de dezembro.

Estagiário sob a supervisão de Guilherme Goulart

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação