Cidades

Ceilândia e Samambaia recebem projeto que reúne poetas e artistas do DF

Ceilândia e Samambaia recebem até fevereiro o projeto Romaria Poética, que reúne artistas da região e de outras partes do DF para levar cultura a espaços públicos como feiras e escolas

Robson G. Rodrigues*
postado em 15/11/2018 08:00

Chico Repentista:

A caminhada da poesia por Ceilândia e Samambaia será longa. A Romaria Poética começa no próximo sábado e só acaba em fevereiro do ano que vem. Não tem destino final: o objetivo está na própria perambulação pelas cidades vizinhas carregando cultura popular nordestina na bagagem e distribuindo energia nas áreas públicas por onde passa.

Na agenda estão oito apresentações em praças, feiras e escolas. ;Optamos por lugares em que muita gente transita, porque, como diz a música: o artista tem de ir aonde o público está;, conta a coordenadora do projeto, poeta e moradora de Ceilândia, Margô Oliveira, 55 anos.

;Privilegiamos espaços em que a população é mais carente, onde as pessoas enfrentam mais dificuldade para ter acesso a atividades culturais e entretenimento;, conta a artista, que também é atração do projeto com o grupo musical Taleta de Bambu. O grupo faz uma viagem nos sons do coco, do maculelê e do bumba meu boi, enquanto Margô faz a parte poética, com declamações e canções.
Além de Taleta de Bambu, se apresentam um poeta de cada região e um convidado do Distrito Federal ou de fora. Presença confirmada em todos os dias de Romaria Poética, Chico Repentista vai dar uma folga ao repente com que trabalha há 36 anos. ;Vou declamar tanto meus próprios versos quanto dos companheiros. Tem poema matuto, poema de cunho político ; mas sem ser partidário, e sim social ;, de futebol, tem de tudo, todos com a mesma estrutura das cantorias e dos repentes, em redondilha maior ou decassílabos;, diz o potiguar.

Chico Repentista mora em Ceilândia há quase 30 anos e conta que todos os segmentos profissionais de sua vida envolvem a região. Ele está sempre próximo de artistas de diversos gêneros no DF, mas acredita ter contato especial com os colegas de Samambaia. ;Artistas de Ceilândia e de Samambaia sempre andam juntos. Conheço gente que é do hip-hop, do mamulengo, do forró, do rock;, destaca.

Domício Chaves: Domício Chaves está ao lado de Chico na agenda do Romaria. Morador de Samambaia, o poeta reforça a colaboração que existe entre os artistas de ambas as partes. ;Uma região administrativa convida a outra e estamos frequentemente trabalhando juntos. Existe uma conexão muito boa;, acredita o cearense. ;É mais um instrumento de união entre Ceilândia e Samambaia;, completa.

Vida urbana

;Tudo o que faço em Samambaia é em prol da arte e da educação. Além de ser um artista na região, sou um ativista, coordeno vários projetos na região ajudando a divulgar cultura para os moradores;, diz o poeta, que vive há 23 anos em Samambaia. Para o Romaria, ele preparou 10 poemas autorais que serão declamados acompanhados por gaita e violão de seu convidado Hamilton Zen. ;Considero minha poesia existencialista. É um olhar sobre o dia a dia, sobra a vida urbana, sobre amor, sobre a solidão;, explica.

;Desde que enveredei para o lado do teatro, comecei a militar no cenário cultural local. Sempre cultivei expectativa de fazer algo envolvendo poesia. Embora a poesia tenha ganhado um pouco mais de espaço, com o aumento de coletivos de sarau, ainda é uma arte muito esquecida, pouco divulgada, e os artistas têm grande dificuldade para lançarem seus livros;, completa Margô Oliveira.

Serviço

Romaria Poética. Várias datas. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Programação completa

; 17 de novembro, sábado, às 10h30
Sede Voluntária da Economia Solidária (Condomínio Gênesis, cj. V, cs 8, Chácara 5, Sol Nascente, Ceilândia)
Poetas: Domício Chaves, Chico Repentista, Cumpadi Ancelmo e Cacá Poeta.
Música: Taleta de Bambu.

; 24 de novembro, sábado, 10h30
Instituto Social Embalando Sonhos (Qr 629 cj. 4 Chácara 1, Samambaia Norte)
Poetas: Domício Chaves, Chico Repentista, Carlos Araújo e Cacá Poeta
Música: Taleta de Bambu.

; 8 de dezembro, sábado, 10h30
Feira Central de Ceilândia
Poetas: Domício Chaves, Chico Repentista e Paulo Matricó.
Música: Taleta de Bambu.

; 9 de dezembro, domingo, 16h
Piquenique com Arte ; Parque Três Meninas (QR 611, Samambaia Norte)
Poetas: Domício Chaves, Chico Repentista e Paulo Matricó.
Música: Taleta de Bambu.

; 19 de janeiro, sábado, 10h30
Feira da 210 (QN210, Samambaia Norte)
Poetas: Domício Chaves, Chico Repentista e Vincente Sá
Música: Taleta de Bambu.

; 26 de janeiro, sábado, 10h30
Sol Nascente, Ceilândia
Poetas: Domício Chaves, Chico Repentista e Lília Diniz
Música com Taleta de Bambu.

; 23 de fevereiro, sábado, 10h30
Feira do P. Sul, Ceilândia
Poetas: Domício Chaves, Chico Repentista e Donne Pitalurgh
Música: Taleta de Bambu.

; 24 de fevereiro, domingo, 10h30
ONG Grupo Tático Mirim Ambiental (QR 433, antigo Terminal 01 Norte ; Expansão Samambaia)
Poetas: Domício Chaves, Chico Repentista e Cumpadi Ancelmo
Música: Taleta de Bambu.


* Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação