Cidades

Polícia flagra 60 pessoas ocupando área pública no Riacho Fundo

Fitas já demarcavam o que seriam futuros lotes. Todos foram levados à delegacia

Mariana Machado
postado em 15/11/2018 16:00
No grupo estavam homens, mulheres e crianças. Foices, serrotes e facões foram encontrados.
Cerca de 60 pessoas foram parar na 27; Delegacia de Polícia (Recanto das Emas), depois de serem flagradas pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) demarcando terras em área pública na região da Colônia Agrícola Sucupira, no Riacho Fundo, atrás da Vila Olímpica.
Segundo o 1; sargento Luciano Vieira, que comandou a operação na manhã desta quinta-feira (15/11), facões, foices e serrotes foram encontrados com as pessoas que já estavam cavando buracos. Homens, mulheres e até crianças faziam parte da multidão.
Os policiais compareceram ao local depois de denúncias anônimas da ocupação irregular. Chegando lá, encontraram várias fitas marcando o que seriam lotes futuros. O sargento disse ainda que não se trata de área de preservação ambiental e não há córrego próximo. ;Fizemos a negociação com a população que estava lá e todos foram para a delegacia. Alguns falavam que tinham sido convidados a invadir, outros negavam tudo;.
Fitas demarcavam as áreas do que seriam os futuros lotes
Agora, o delegado vai colher os depoimentos de todos e os órgãos públicos competentes deverão ser acionados.
Em nota, a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) informou que a área onde foram verificadas as demarcações de lotes irregulares pela Polícia Ambietal é pública, e operações de desconstituição de novos parcelamentos são executadas pela Agefis constantemente na região.

A agência assegurou que na última quarta-feira (14/11) foram retirados mais de 190 demarcações de lotes, somando um total de 18 mil metros quadrados de área pública devolvida à população, exatamente na mesma área onde as pessoas foram detidas. "Quantas vezes forem necessárias, serão realizadas ações desse tipo, para prevenir tentativas de ocupação de área pública, como essa".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação