Cidades

Bancada da segurança na Câmara Legislativa planeja atuar em bloco

Um quarto dos deputados distritais eleitos veio das corporações civil e militares. Se conseguirem superar desavenças históricas entre as instituições, eles podem ter força para emplacar projetos e influenciar o futuro governador

Alexandre de Paula, Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 16/11/2018 06:00

Fachada da Câmara Legislativa

Com um quarto dos representantes da futura Câmara Legislativa, os distritais da segurança pública terão força no próximo mandato. Os seis nomes eleitos, vindos das polícias Civis e Militar, do Corpo de Bombeiros e da Aeronáutica pretendem dialogar e avaliam a criação de uma Frente Parlamentar para defender os interesses das categorias e lutar contra a criminalidade no Distrito Federal. Caso o grupo se forme de fato, ele pode ser a bancada mais numerosa da Casa, emplacar projetos e influenciar decisões importantes do futuro governador Ibaneis Rocha (MDB) para as corporações.

Para conseguir consolidar o projeto, no entanto, o grupo de distritais precisa superar barreiras históricas e desavenças entre as corporações. Nos últimos dias, a nomeação do deputado federal Laerte Bessa (PR), delegado da Polícia Civil, para o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), reacendeu a polêmica entre os grupos. O GSI, criado pelo governador eleito, substituirá a Casa Militar. PMs reagiram mal à proposta e reclamaram de falta de diálogo. O também deputado federal e coronel da reserva da PM Alberto Fraga (DEM) usou a tribuna da Câmara dos Deputados para criticar a ideia e se desentendeu com Bessa. Os dois parlamentares trocaram empurrões e ofensas.

Consultor em segurança pública e doutor em políticas públicas pela George Washington University (GWU), George Felipe Dantas observa que o maior número de distritais da Polícia Civil e os primeiros atos do governador, como a criação do GSI, mostram, ao menos por enquanto, uma tendência de mais força política para a PCDF. ;Isso revela que existe um embate político entre essas forças e a decisão do GSI indica já algum predomínio da Polícia Civil;, pondera Dantas. Entre os parlamentares eleitos, há três da Polícia Civil, um da PM, um do Corpo de Bombeiros e outro da Aeronáutica.

Inimigo em comum

Com 29 anos de corporação, o subtenente da PM Hermeto (PHS) destaca que todos os distritais que passaram por forças de seguranças precisam compreender que têm o mesmo objetivo. ;Independentemente de qual a corporação fazemos parte, seja PM, PCDF e Bombeiros, não podemos trabalhar com divisão. Estamos do mesmo lado. Quem ganha, se não nos unirmos, é o bandido, o nosso inimigo, que está nas ruas.;

Apesar do discurso de união, recentemente Hermeto reagiu à nomeação da tenente-coronel Sheyla Sampaio para o comando da Polícia Militar. Ele reclamou que os integrantes da PM não tiveram oportunidade de apresentar lista tríplice para a escolha, enquanto, no caso da Polícia Civil, o processo, considerado mais democrático, foi seguido. Ele se encontrou com o governador Ibaneis Rocha para pedir mais atenção para a PM.

Mesmo com a ressalva de que não deixará de lado outras áreas, Hermeto tem, entre as prioridades, ações voltadas para a Polícia Militar. ;Sou o primeiro policial militar ainda na ativa eleito como distrital. Precisamos pensar em como suprir a nossa falta de efetivo. Temos de ser realistas e entender que não teremos mais a quantidade de oficiais dos anos 1990;, diz. Para driblar a falta de efetivo, o distrital eleito planeja apresentar projetos e ideias que estimulem o uso da tecnologia e da inteligência. ;O uso de tecnologias avançadas em viaturas e de identificador facial, por exemplo, podem ser uma alternativa;, completa.

Disputa por comissão

Mesmo com as desavenças, os distritais garantem que é possível se entender. A Presidência da Comissão de Segurança ; que cuida de temas ligados ao setor e ações preventivas ; é um dos postos visados por alguns dos membros do grupo de distritais. ;Defendo que o presidente seja alguém da área. Não é que um deputado de outro setor não possa tocar o trabalho com competência, mas acredito ser positivo ser um desses seis que passaram pela segurança;, diz o distrital reeleito Cláudio Abrantes (PDT), policial civil há 25 anos.

Para Abrantes, com a formação da bancada será possível articular com o GDF com mais efetividade. ;Isso facilita para que o governo seja convencido das nossas demandas.; Ele acrescenta que os parlamentares podem, de maneira mais direta, usar emendas para a melhoria de equipamentos públicos de segurança.

A paridade do salário da Polícia Civil com a Federal, a reestruturação dos planos de carreira da PM e do Corpo de Bombeiros são algumas das bandeiras que Abrantes defenderá no próximo mandato. ;Também vamos trabalhar para o aumento do efetivo. Não é possível se fazer segurança pública sem material humano e isso também passa pela abertura das delegacias que estão fechadas;, avalia.

Outras bandeiras

Integrantes da Polícia Civil há 19 anos, Reginaldo Sardinha (Avante) ainda não conversou com os demais distritais da área da segurança sobre a frente parlamentar, mas diz ser contrário à formação de uma ;bancada da bala como a do Congresso Nacional;. ;Não quero exercer meu mandato apenas em cima da bandeira da segurança. Pretendo lutar também pela educação e saúde, por exemplo. Mas se reunir com outros parlamentares para dialogar sobre melhorias na segurança e nas corporações não é nada mais que a obrigação de um distrital;, garante.

O futuro parlamentar, que tem como eleitores integrantes da Polícia Civil e do sistema prisional, quer aproveitar que é da base governo de Ibaneis para cobrar o cumprimento de promessas do governador eleito, como dar a paridade salarial da Polícia civil em relação à Federal. ;Além disso, quero levantar na CLDF a necessidade de se criar um fundo de saúde na polícia civil. Venho argumentando que os policiais não têm plano de saúde, diferente de outras categorias do poder judiciário e legislativo;, explica.

O delegado Fernando Fernandes também se reuniu com todos os distritais vindos da segurança pública. A criação de uma bancada veio a debate, mas não há nada acertado ou definido. Por meio da assessoria de imprensa, o futuro parlamentar informou, porém, que vê como positiva a possibilidade de formar grupo para debater projetos de interesse da comunidade.

Estrutura

Subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros há 25 anos, o distrital eleito Roosevelt Vilela (PSB) vê como fundamental a união de parlamentares da área em um grupo que possa dialogar e apresentar projetos para o DF. ;A gente pode avançar muito assim. A partir de janeiro, acredito que isso acontecerá naturalmente;, ressalta.

Eleito pelo partido do atual governador Rodrigo Rollemberg, PSB, Vilela diz que será um fiscal das promessas feitas pelo futuro chefe do Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha (MDB). ;Estarei bastante atento para que os compromissos, muitos deles muito importantes para as corporações, sejam efetivados;, comentou.

Além da valorização das três categorias, Vilela acrescenta que defenderá pautas específicas do Corpo de Bombeiros. ;Precisamos trabalhar para a construção de um Centro de Formação de Praças e de uma casa para os nossos oficiais inativos, além de um plano de carreira com promoções, independentemente de vagas;, afirmou.

O militar reformado da Aeronáutica Iolando (PSC) conversou com alguns distritais da área da segurança, como Cláudio Abrantes, Sardinha e Roosevelt, mas afirma que o grupo ainda não debateu especificamente a criação de uma bancada. ;Somos da área da segurança; então, pode ser automática essa junção. Vamos conversar e saber se é viável;. Iolando entrou para a Aeronáutica aos 18 anos, serviu por cinco anos até sofrer um acidente de moto na corporação.

O distrital eleito passou as últimas semanas visitando batalhões da PM para saber das condições e queixas da corporação. ;A atual gestão deu uma boa recuperada na questão estrutural da polícia militar, com compra de novas viaturas e coletes, mas é necessário garantir mais;, explica. A proposta principal de Iolando é valorizar o policial, e não só por meio de aumento salarial.

Tabela com distritais da bancada da segurança eleitos

Tabela com distritais da bancada da segurança eleitos

Tabela com distritais da bancada da segurança eleitos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação