Jornal Correio Braziliense

Cidades

Secretaria de saúde amplia beneficiários que podem receber repelente grátis

Pessoas que têm direito aos repelentes podem retirar o produto gratuitamente em um dos postos de saúde do Distrito Federal

Repelentes oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Saúde poderão ser retirados por outros grupos de pacientes, além das grávidas atendidas pelo programa Bolsa Família. A distribuição, agora, se estende a qualquer gestante em atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), agentes comunitários de saúde e de vigilância ambiental, mulheres com idade entre 14 e 44 anos e idosos acima de 60 anos. Basta que os interessados se dirijam à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e façam a solicitação.

Atualmente, a Secretaria de Saúde tem 60.380 frascos no estoque central. Para ter acesso ao produto, basta que os interessados procurem uma UBS, portando documentos pessoais e faça a retirada na farmácia do local. As Unidades Básicas de Saúde são popularmente conhecidas como Centros ou Postos de Saúde.

Os repelentes começaram a ser distribuídos em março do ano passado, com o objetivo de reduzir os índices de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, como zika, dengue e febre chikungunya.