Jornal Correio Braziliense

Cidades

Júri inocenta motorista de Uber acusado de golpear passageiro na cabeça

Edson Oliveira Ramos foi absolvido da acusação de tentativa de homicídio após defesa alegar legítima defesa. Em julho de 2017, ele acertou um cliente com um taco de beisebol, no Sudoeste


O Júri Popular de Brasília absolveu o motrista de aplicativo Edson Oliveira Ramos, acusado de agredir Napoleão Lopes Guimarães Neto com um taco de beisebol em 22 de julho de 2017, num estacionamento do Sudoeste.

A agressão ocorreu enquanto Edson prestava serviços como motorista de Uber e se desentendeu com a vítima. Na denúncia, feita pela 1; Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri de Brasília, ele era acusado de tentativa de homicídio duplamente qualificado.

Na versão da Promotoria, Edson se desentendeu com Napoleão e um amigo porque os dois demoraram a chegar ao carro para que a viagem fosse iniciada. Após a discussão, Napoleão teria saído do automóvel, assim como Edson, que portava um taco de beisebol que usou para golpear o cliente na cabeça, causando traumatismo craniano. O amigo da vítima interveio, e o motorista fugiu do local.

Na sessão da última quarta (14/11), porém, a defesa do acusado alegou que ele agiu em legítima defesa e apresentou a tese de que a agressão não significou dolo contra a vida da vítima. A versão convenceu os jurados. O juiz-presidente da sessão acatou a decisão do júri e absolveu Edson da acusação de tentativa de homicídio. Cabe recurso da sentença.

O acusado chegou a ser preso preventivamente em abril deste ano, mas foi liberado para aguardar a decisão em liberdade.