Cidades

Secretário de Obras, Izídio Santos quer agilizar a liberação de alvarás

Escolhido para assumir Secretaria de Obras e Infraestrutura, Izídio Santos Júnior diz que o foco emergencial é trabalhar em áreas de drenagem, tapa buraco e limpeza de galerias pluviais. A longo prazo, expandir metrô e fazer anel viário

Isa Stacciarini
postado em 19/11/2018 14:51
Novo secretário de Obras também enfatizou investimento em mobilidade urbana, como expansão do metrô
Destravar os processos para a concessão de alvará de construção e agilizar obras consideradas emergenciais, como de drenagem de água da chuva; operação tapa buraco; limpeza das galerias pluviais e das áreas pública estão entre as prioridades do futuro secretáro de Obras, Izídio Santos Júnior.
Em entrevsita ao programa CB. Poder ; parceria do Correio com a TV Brasília, na tarde desta segunda-feira (19/11), Izídio Santos detalhou como deve ser a sua gestão à frente da pasta. Para atender demandas do setor produtivo, Izídio garantiu que quer destravar o processo de concessão de alvará. "Temos várias obras que demandam muito tempo para iniciarem, tanto no setor imobiliário quanto nas obras públicas, porque demora mais de um ano para se conseguir o alvará. Queremos criar procedimentos dentro da legalidade para tornar esse processo mais ágil", reforçou.

Ele também reforçou a intenção do governador eleito, Ibaneis Rocha (MDB), de descentralizar pequenas obras nas cidades para que as administrações regionais tenham autonomia para realizá-las. "O governador quer dar um pouco mais de autonomia para as administrações, com uma nova formatação", ressaltou.

Em relação a investimento nas regiões administrativas, como em Vicente Pires, que sofre com os efeitos da chuva, o futuro secretário de Obras criticou a organização da cidade, mas frisou que existe solução. "Primeiro surgiu a cidade para, depois, investirem em drenagem e outras infraestruturas. O problema é grave e custa muito para ser resolvido, mas existe solução. Só demanda tempo e recursos que estamos estudando na transição", disse.

Grandes obras

Embora tenha dito que a equipe esteja em fase de análises e diagnósticos, Izídio garantiu que fará investimentos para melhorar a mobilidade urbana, com a expansão do metrô e melhorias na saída Norte. "Temos uma preocupação grande com mobilidade que depende de obras a serem feitas, como, também, a Interbairros e o anel viário", frisou.

Para o metrô, a ideia é ampliá-lo a Asa Norte e também em Ceilândia. "Dentro desses estudos que temos feito, estamos conversando sobre a saída Norte, para dar um novo sentido a ela, e estamos atrás de recursos para a Interbairros que começará perto do ParkShopping e vai até o Pistão", destacou.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação