Cidades

Tecnologia: Polícia Civil usa câmara para identificar digitais em veículos

Por meio do controle de temperatura e umidade, os peritos conseguem revelar maior quantidade de digitais nos itens avaliados

Walder Galvão - Especial para o Correio
postado em 19/11/2018 17:06
De acordo com a Polícia Civil, aproximadamente 1,8 mil veículos são analisados por anoNesta segunda-feira (19/11), a Polícia Civil apresentou a primeira câmara de cianoacrilato para veículos da América Latina. O dispositivo permite que os peritos identifiquem digitais durante as investigações.

De acordo com a corporação, os papiloscopistas do Laboratório de Exames idealizaram e projetaram a câmara. Ela é automatizada e possibilita controle de umidade, temperatura e tempo de exposição. Esses fatores conseguem revelar impressões. O equipamento permite a perícia em carros, motos e lonas.

A técnica de fumigação por vapor, utilizada na câmara, eleva em até quatro vezes o número de impressões digitais reveladas quando comparada com a técnica do empoamento, utilizada hoje. O equipamento é usado para a resolução de casos de grande repercussão no DF, de acordo com a polícia.

Os recursos para a construção da câmara vieram da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp). Elas foram feitas sob medida e permitem a análise de diversos materiais também em superfícies não porosas.

A Polícia Civil informa que o laboratório, localizado no complexo da corporação, realiza a perícia de cerca de 18 mil objetos por ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação