Cidades

Prédio é evacuado após tremor causado por obra na Galeria dos Estados

Ação de escavadeiras na obra do viaduto que caiu em 6 de março provocou o tremor e assustou os funcionários do Carf, no prédio do Ministério da Fazenda

Luana Pontes - Especial para o Correio
postado em 20/11/2018 16:54
Servidores do Carf evacuam prédio após sentirem um tremor na estrutura
Os servidores e funcionários do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), no prédio do Ministério da Fazenda, na Quadra 01 do Setor Comercial Sul, suspenderam os trabalhos por alguns minutos, na tarde desta terça-feira (20/11), após sentirem o prédio em que estavam tremer. Ao todo, 400 funcionários deixaram suas salas. Ninguém se feriu.
De acordo com a administração do edifício, todos os funcionários foram orientados a saírem do prédio imediatamente. O caso aconteceu por volta das 15h30, e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal teve de ser chamado. Três viaturas e 12 militares foram deslocados para atender ao chamado.

A secretária administrativa do edifício, Larissy do Nascimento, relatou que sentiu a cadeira tremer. Segundo ela, quem estava no 14; andar sentiu o prédio balançar mais forte. "Na hora, a reação foi sair correndo. Boa parte dos servidores desceram de escada mesmo. Nunca sentimos esse tremor antes. Ficamos assustados", relatou.
Apesar do susto, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) não registrou nenhuma ocorrência de tremor de terra nesta terça. Segundo o relatório feito pelo Corpo de Bombeiros, as obras no viaduto da Galeria dos Estados foram responsáveis pela ocorrência.
"O Observatório Sismológico não detectou nenhuma atividade sísmica próximo a Brasília, por volta desse dia e horário. Por isso, tal vibração pode estar ligada a outros fatores, não sendo este, proveniente de explosões ou sismos naturais", disse, por meio de nota.
Como medida preventiva, a Defesa Civil do Distrito Federal foi acionada para mais uma a avaliação. Até a última atualização desta reportagem, o órgão ainda não havia emitido nenhum parecer.
[FOTO1289037]
Um brigadista do prédio, que preferiu não se identificar, contou que o atendimento ocorreu de forma tranquila. "Nós orientamos que todos viessem para baixo até o socorro chegar. Ninguém entrou em pânico, só ficamos assustados mesmo", disse.

Já o ambulante, Juarez Castro que trabalha vendendo capas de chuva em frente do Instituto Hospital de Base, revelou que escutou um barulho muito forte no local. "Foi como um trovão na hora, mas falaram que vinha da obra da Estação das Galerias dos Estados. Não sabia que tinha tremido o solo também".
Segundo os bombeiros, foram feitas verificações em todos os 14 andares do edifício, e nenhuma rachadura foi detectada.

Obra no Viaduto


A obra na Estação da Galeria dos Estados está sob a supervisão do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). De acordo com o engenheiro civil Paulo Robert, a obra é proveniente da queda do viaduto, em 6 de março. "Está tudo sendo monitorado. É possível que a utilização das escavadeiras causem alguma sensação do tipo, pois temos muitos túneis e passagens subterrâneas. Vou pedir para que suspendam as obras e voltaremos às atividades amanhã", esclareceu o engenheiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação