Cidades

Sem dinheiro, escola não participará de Campeonato de Bandas e Fanfarras

A Banda Master, composta por 83 alunos de São Sebastião, venceu campeonato na região Centro-Oeste, mas demora na liberação de emenda parlamentar impossibilita a viagem

Cézar Feitoza - Especial para o Correio
postado em 20/11/2018 21:48
Banda Master teve de vencer campeonatos em Brasília, Anápolis (GO) e Goianira (GO) para se classificar ao concurso nacionalMesmo após conseguir angariar recursos por meio de emenda parlamentar, a banda Master, composta por 82 estudantes de São Sebastião, não conseguirá ir ao Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras em Recife, em 24 e 25 de novembro. Isso porque os trâmites para a liberação dos R$ 150 mil para o traslado, hospedagem e alimentação dos estudantes, via emenda parlamentar, não conseguem ser feitos em tempo hábil, segundo a Secretaria de Cultura.

A batalha começou há meses, quando a escola foi campeã das batalhas de bandas do Centro-Oeste. Os alunos da escola Master, que têm entre 9 e 18 anos, ficaram animados com a classificação ao primeiro campeonato nacional. "São 16 anos lutando pela sustentação da banda. Participar desse campeonato seria emocionante, a primeira vez que conseguiríamos pular fronteiras com esses meninos. É um sonho", conta a diretora da escola, Sandra Medeiro.

O maestro da banda, Steven Svaton, conta que o projeto e a dedicação dos alunos modificou a cultura em São Sebastião. "É clara uma modificação de comportamento, empenho em sala de aula. Além disso, é evidente a mudança no gosto dos alunos. Na periferia se escuta mais rap, mas a banda abriu o universo, a visão dos moradores a outros estilos musicais e culturais", acredita.

Mobilização


Para conseguir os recursos - a escola precisa de R$ 150 mil para a viagem -, a direção mobilizou-se para arrecadar dinheiro. Enquanto juntava as cifras que conseguiam, os alunos destinavam seis horas por semana para os ensaios dentro da instituição. Uma das tentativas da escola foi sensibilizar os agentes públicos do Distrito Federal para conseguir o dinheiro.

O deputado distrital Lira (PHS) abraçou a causa e decidiu esperar o período eleitoral passar para submeter o dinheiro de Emenda Parlamentar à Câmara Legislativa. No Diário Oficial do Distrito Federal desta segunda-feira (19/11), a emenda foi desbloqueada.

O problema é o tempo. Os alunos precisam do dinheiro nesta semana, mas a Secretaria de Cultura afirmou que o tempo mínimo necessário para a destinação da verba não é suficiente. "A Secretaria lamenta profundamente o ocorrido e reafirma a seriedade, o compromisso e transparência na gestão pública", afirmou a pasta, em nota.

A Secretaria de Cultura ainda destacou que tem investido nos projetos culturais nas cidades do DF. "A Cultura tem trabalhado em sintonia com a comunidade cultural e, apenas em 2018, investiu cerca de 20 milhões de reais provenientes de Emendas Parlamentares, em mais de uma centena de projetos culturais, e ainda cerca de dois milhões de reais com o programa Conexão Cultura, que promove a difusão e a circulação, em âmbito nacional e internacional, da arte e da cultura do DF."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação