Cidades

Metrô-DF inicia ações de combate ao câncer infantojuvenil nesta sexta-feira

No domingo, ocorre a Caminhada Passos que Salvam, organizada pelo Hospital do Câncer de Barretos

postado em 21/11/2018 18:03

Na sexta-feira, as ações serão na Estação Galeria. No domingo, a concentração será na altura da Estação 102 Sul, às 8h

Nesta sexta-feira (23/11), o Metrô-DF inicia uma série de ações para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e atenção aos sinais e sintomas do câncer nas crianças e adolescentes.


Na Estação Galeria, às 9h, haverá uma apresentação musical e abertura do evento, com a presença de crianças de escolas da rede pública do DF e autoridades. Às 10h30, um contador de história falará sobre os sintomas e sinais do câncer infantojuvenil. No domingo (25/11), haverá a Caminhada Passos que Salvam, organizada pelo Hospital de Câncer de Barretos, com concentração na altura da Estação 102 Sul, às 8h.

Para participar da caminhada, os interessados deverão adquirir o kit, com uma camiseta, um boné e uma sacochila, no valor de R$ 35, que será integralmente revertido para a unidade de saúde de Barretos. Eles estarão a venda de 21 a 23 de novembro, das 9h às 18h, na Estação Galeria.

Câncer infanto-juvenil


A Caminhada Passos que Salvam surgiu após uma visita ao Hospital St. Jude Children;s Research, em Memphis, nos EUA. A instituição americana é hoje um hospital irmão de Barretos. Eles têm índices de cura do câncer infantojuvenil muito maiores que em outros locais do mundo. No DF, a campanha ocorre todos os anos no último domingo do mês de novembro.

Especialistas alertam sobre a importância da detecção precoce do câncer. Algumas vezes, o diagnóstico é feito tardiamente, porque os sintomas podem não se diferenciar muito de doenças comuns na infância. Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são muito maiores.

Hoje, nos EUA, há 95% de chance de cura para a doença quando tem o diagnóstico precoce e encaminhado para tratamento a tempo. No Brasil, esse índice ainda é muito baixo, em torno de 60%.

Serviço

Dia 23/11 (Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil):
- 8h - Apresentação musical de violino e canto para o público da Estação e convidados;
- 8h - Panfletagem de folders sobre orientação dos sintomas e sinais do câncer infanto-juvenil na estação Galeria;
- 9h ; Lançamento do evento, com presença de autoridades
- 10h30 - Contador de História falando sobre os sintomas e sinais do câncer infanto-juvenil.
- 17h ; Encerramento, com apresentação do Coral de senhoras pacientes do tratamento do câncer de Abrapec;
Dia 25/11 ; Caminhada Passos que Salvam
Concentração: às 8h, na altura da Estação 102 Sul
Término: Estação 112 Sul
Com informações do Metrô-DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação