Cidades

Falsa dentista é apreendida em clínica odontológica de São Sebastião

Policiais chegaram até a mulher após uma denúncia do Conselho Regional de Odontologia. Ela realizava um procedimento cirúrgico no momento de chegada dos agentes ao estabelecimento

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 21/11/2018 18:12
Parte do material apreendido pelos policiais na clínica
Uma mulher de 24 anos foi autuada em flagrante por exercício ilegal da arte dentária, na terça-feira (20/11). A suspeita trabalhava em uma clínica odontológica no centro de São Sebastião. Ela assinou um termo circunstanciado na Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf) e foi liberada.
Os investigadores chegaram até a suspeita após uma denúncia do Conselho Regional de Odontologia (CRO-DF), como explica o delegado Fábio Rodrigues, diretor da Divisão de Proteção ao Consumidor (Dicon-Corf). "Nós chegamos à clínica para avaliar a denúncia recebida e verificamos que ela realizava um procedimento cirúrgico em uma paciente", relata.
Ao ser questionada, a denunciada não apresentou os documentos necessários para a atuação profissional. Conforme apuração da polícia, ela trabalha há quatro anos na clínica. A jovem ficou três anos como auxiliar de saúde dental e, há cerca de um ano, vem trabalhando ilegalmente como dentista.

"Ela realizava todo o trabalho como se fosse uma profissional. Ela fazia desde anestesia a procedimentos cirúrgicos, como restauração e canais dentários, por exemplo", afirma o delegado.

O dono do estabelecimento, um dentista com registro no conselho, também trabalha na clínica. Contudo, no momento em que a suspeita foi detida, ele não estava no local. "Ele também responderá legalmente, pois criou as condições materiais para que a jovem exercesse a profissão ilegalmente", afirma o delegado.

Os agentes encontraram diversos prontuários que comprovam a atuação da suspeita ao longo de um ano. Além dos documentos, os policiais apreenderam utensílios odontológicos, um caderno de marcação de consultas, pastas com diagnósticos odontológicos por imagem, fichas de pacientes, fichas de valores de tratamentos e caixas com inscrição de medicamentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação