Cidades

Correio vence Prêmio CNT de Jornalismo na categoria Meio Ambiente

Série de reportagens "Caminho até 2030: desafios do setor de Transportes para o Acordo de Paris" ganhou categoria voltada para sustentabilidade na 25ª edição da premiação

postado em 21/11/2018 16:45
Levantamento de órgãos do Distrito Federal mostram que 49,5% dos gases de efeito estufa emitidos na capital vêm do setor de transportes
A série de reportagens Caminho até 2030: desafios do setor de Transportes para o Acordo de Paris é a vencedora da categoria Meio Ambiente e Transporte da 25; Edição do Prêmio CNT de Jornalismo. As matérias, assinadas pelos repórteres Pedro Grigori e Walder Galvão, foram publicadas no caderno de Cidades do Correio Braziliense, entre 29 e 31 de julho de 2018. A editora Mariana Niederauer é a responsável pela edição do material.

O Prêmio CNT de Jornalismo, organizado pela Confederação Nacional dos Transportes, é uma das premiações mais tradicionais do Brasil e, ao longo de duas décadas e meia, inseriu o tema de transportes no cotidiano das redações brasileiras.

Em novembro de 2015, quase 200 países aprovaram o Acordo de Paris, um marco internacional que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera em quantidade suficiente para manter o aquecimento global abaixo de 2;C até 2030, além de redobrar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5; C.
Levantamento de órgãos do Distrito Federal mostra que 49,5% dos gases de efeito estufa emitidos na capital vêm do setor de transportes, o que faz com que esse segmento seja a principal barreira de Brasília para o cumprimento do acordo de Paris.

Ao longo de quatro reportagens, o Correio abordou o nível da qualidade do ar do Distrito Federal; o crescimento no número de carros acima da taxa de natalidade; as barreiras para o aumento no uso de etanol e a utilização de meios de transporte público e privado alimentados por matriz energética.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação