postado em 22/11/2018 10:35
O Distrito Federal apresentou os menores índices de mortes em trânsito entre 2016 e 2017 no país, segundo um levantamento realizado a partir de indenizações do Seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre ou por sua Carga a Pessoas Transportadas ou Não). A pesquisa foi realizada em novembro, quando se homenageia o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito.
A data marcada, 18 de novembro, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população brasileira a respeito dos altos índices de acidentes nas vias do país. Só nos dois últimos anos, o Brasil já foi palco de mais de 63 mil mortes causadas pela violência no trânsito.
A capital, porém, está na contramão das ocorrências. Junto com os estados do Acre, Amapá, Roraima e Sergipe, o Distrito Federal apresentou os menores números do período. Já São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro representaram, juntos, 46% dos casos.
O levantamento mostrou ainda que os motociclistas foram os que mais sofreram acidentes. Cerca de 76% das ocorrências que terminaram em morte tiveram como vítima o condutor de uma moto. Os jovens, entre 18 e 34 anos, estavam envolvidos em 26 mil destes acidentes de trânsito.