Cidades

Campanha da Black Friday constrange trabalhadoras em Águas Claras

Quatro mulheres foram contratadas para segurar faixa promocional pintadas de preto com perucas de cabelo crespo em frente ao Águas Claras Shopping

Bruno Santa Rita*
postado em 22/11/2018 15:57
Quatro mulheres foram contratadas para segurar faixa promocional pintadas de preto com perucas de cabelo crespo em frente ao Águas Claras Shopping Duas trabalhadoras foram vistas em frente ao Águas Claras Shopping pintadas de preto para anunciar as promoções de Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (23/11). A ação foi filmada pela estudante de dança Djully Ferreira, de 25 anos, entre as 10h e o início da tarde, que denunciou a campanha em seu Instagram como "publicidade racista". Uma das trabalhadores disse que se sentiu constrangida com comentários de pessoas que passavam na rua.
[VIDEO1]

Luane da Silva Lima, de 28 anos, que é negra, disse ter questionado a ação na hora de ser contratada para o trabalho, mas não foi ouvida. "A ação e a caracterização foram passadas pelos contratantes. Pediram para segurarmos a faixa, pintarmos nossos rostos e usarmos uma peruca de cabelo crespo. Como meu cabelo já é cacheado, não precisei usar", explicou. Ela disse não saber se a contratante é ligada ao shopping, mas afirmou que a faixa fazia propaganda das promoções do local.

Luane se sentiu constrangida com alguns comentários de pessoas que passavam pela rua. "Um rapaz passou e falou que meu rosto estava preto de forma irônica", reclamou. Ela disse que a frequência de pessoas que passavam pelo local e reclamavam da ação foram aumentando com o passar das horas. "Não foi só uma. Até uma gerente de uma loja do shopping passou e disse que não concordava com a campanha, que era racista", contou.

Quatro mulheres tinham sido contratadas para a ação, prevista para durar 10 horas. Porém, com a repercussão negativa, a ação acabou por volta das 15h. A assessoria de imprensa do shopping informou que, assim que percebeu que a ideia transmitida com a ação foi contrária à que havia sido planejada, a administração optou por cancelar a divulgação do evento. A empresa também se desculpou. "A todos que se sentiram ofendidos com a ação, pedimos desculpas e reiteramos que em nenhum momento a ideia teve cunho ofensivo".
* Estagiário sob supervisão de Roberto Fonseca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação