Jornal Correio Braziliense

Cidades

Hospital da Criança completa 7 anos com 3 milhões de atendimentos

Nesta semana, a unidade de saúde também ampliou o número de leitos para internação. Nesta sexta-feira (23), além do aniversário do hospital é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil

No Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil, celebrado nesta sexta-feira (23/11), o Hospital da Criança de Brasília (HCB) comemora 3 milhões de atendimentos e o aumento da capacidade de internação. Além disso, a unidade de saúde celebra sete anos de atendimento de crianças e adolescentes com doenças complexas. A cerimônia de celebração do aniversário ocorrerá no hall do HCB, às 10h. A ativação dos novos leitos começou na segunda-feira (19/11).

Os primeiros novos pacientes são crianças e adolescentes que estavam internados no Instituto Hospital de Base (IHB). Já são 70 novos leitos implementados no hospital, 30 de oncohematologia, 30 para outras especialidades e 10 de UTI. Os pacientes da UTI do IHB precisarão receber alta e seguir para a internação antes de serem transferidos para o Hospital da Criança. A ativação de todos os 202 leitos da nova unidade segue um cronograma com etapas bem definidas e foco na garantia da segurança do paciente.

Com a gestão do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), o HCB alcançou, em junho de 2018, o certificado de acreditação hospitalar da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Depois de passar por avaliação conduzida pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes) ; instituição credenciada pela ONA para realizar este processo ;, o hospital recebeu o primeiro nível de acreditação, referente à segurança do paciente.

Com a certificação, o HCB se tornou o primeiro hospital público no Distrito Federal e o primeiro hospital pediátrico da região Centro-Oeste a alcançar a acreditação. Em todo o Brasil, apenas 316 dos hospitais possuem um dos níveis de certificação ; no DF, outros 11 hospitais já receberam o selo da ONA.