Silvana Sousa*
postado em 23/11/2018 12:44
Nas primeiras horas de descontos da Black Friday nesta sexta-feira (23/11), dezenas de consumidores do Distrito Federal já registraram queixas a respeito das promoções. Segundo o site de informações ReclameAQUI, especializado em denúncias de mau atendimento do comércio, a cada 39 minutos um brasiliense registra um protesto no site.
Os dados colhidos no período de 11h de quarta-feira (21/11) até 12h desta sexta- feira (23/11) mostram que já foram registradas 83 reclamações no Distrito Federal, principalmente por propaganda enganosa (9,3%), atraso na entrega (8%) e falha no estorno do valor pago (5,3%). Entre os principais produtos alvos de reclamação estão jogos, monitores e passagens aéres.
Principais motivos de queixa de compradores no DF:
Propaganda enganosa - 9,3%
Atraso na entrega - 8%
Divergência de valores ; 6,6%
Estorno do valor pago ; 6,6%
Estorno do valor pago - 5,3%
Produto não recebido ; 4,9%
Principais produtos alvos de queixas de compradores no DF:
Jogos - 8.3%
Monitores - 8.3%
Passagem Aérea - 8.3%
Cartão de crédito - 6.3%
TV - 6.3%
Ranking das 10 empresas mais reclamadas pelo brasiliense
1 - Dell Computadores do Brasil
2 - Americanas.com - Loja Online
3 - Decolar.com
4 - Gol
5 - Ponto Frio - Loja Online
6 - Banco do Brasil
7 - Beleza na web
8 - Casas Bahia - Loja Online
9 - LATAM Airlines - TAM
10 - Natura
Números pelo país
No restante do Brasil, a situação não é muito diferente. O monitoramento também aferiu informações entre as 11h de quarta-feira (21/11) e as 6h desta sexta-feira (23/11), 2.224 reclamações sobre Black Friday.
A maioria das reclamações de propaganda enganosa (12,5%) e divergência de valores (7,5 %). Além disso, o site também elaborou um ranking das empresas mais reclamadas, que no momento da última atualização desta matéria, era liderado pelas Casas Bahia, como 163 reclamações, seguidas pelas Lojas Americanas, com 130, e Ponto Frio, com 100.
A primeira hora oficial da Black Friday foi também a de maior volume de reclamações até momento no ReclameAQUI. Da 0h à 1h desta sexta-feira, foram registradas 126 queixas sobre Black Friday, ou seja, 2,1 reclamações a cada minuto.
Consulta a reputação das empresas
O serviço de consulta de CPF e CNPJ da Serasa pode ser acessado de graça durante a Black Friday. Por tempo limitado, a ferramenta ;Você Consulta; não irá cobrar para saber se uma pessoa ou empresa tem pendências no banco de dados de devedores, atualmente o serviço custa R$ 35,00. A iniciativa, segundo a entidade, visa dar mais autonomia ao usuário que deseja pesquisar melhor sobre o histórico do vendedor durante o dia de descontos. O serviço oferecerá três consultas de CPF e três de CNPJ sem cobrar nada nos dias 22 e 23 de novembro.
Os dados fornecidos no relatório da ferramenta são mais abrangentes do que a consulta grátis oferecida regularmente pelo Serasa. Na modalidade paga, é possível acessar histórico de terceiros para revelar pendências comerciais e anotações negativas, participação em falências, protestos, registros de cheques sem fundos, situação na Receita Federal e ações judiciais no nome da pessoa ou da empresa.
Para fazer uma consulta basta acessar a página https://www.serasaconsumidor.com.br/voceconsulta/, preencher um cadastro e incluir o as informações de quem deseja consultar. A ferramenta de consulta de terceiros não está disponível no aplicativo para celular.
*Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende