Cidades

Rollemberg diz que, após mandato, será voluntário no Hospital da Criança

Governo reforçou que até março serão 202 leitos na nova unidade de internação. Desde a inauguração, foram mais de 3 milhões de atendimentos

Mariana Machado
postado em 23/11/2018 17:19
O governador e a primeira-dama do DF passearam pelos corredores do HCB, onde foram ativados os novos leitos
O aniversário do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) foi comemorado nesta sexta-feira (23/11). Nos 7 anos de funcionamento, foram feitos 3 milhões de atendimentos. Nesta semana, começou a ativação de 50 leitos na nova unidade de internação. No mês passado, 20 já haviam sido entregues sendo, ao todo, 30 leitos de oncohematologia, 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 de outras especialidades pediátricas.
A expectativa do governo é de que sejam 202 novos leitos entregues até março do ano que vem. Os primeiros pacientes do novo bloco serão transferidos do Hospital de Base após terem alta da UTI. Segundo o secretário de saúde Humberto Fonseca, já foi feita a contratação de novos profissionais que estão em treinamento.
O secretário não acredita que a transição de governos vá atrapalhar a conclusão da entrega dos novos leitos. ;O Hospital da Criança já é uma instituição dessa cidade, que perpassa qualquer governo. Tenho certeza de que o novo governo vai saber dar o devido valor a essa instituição, que é muito importante para Brasília;, afirmou.
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) esteve presente na comemoração do aniversário e declarou que, a partir do ano que vem, já fora do mandato, pretende trabalhar como voluntário do HCB. ;Foram muitos desafios, muitas dificuldades, mas tudo valeu a pena quando a gente vê a alegria das crianças, pais e servidores de prestar um atendimento de qualidade.; Rollemberg garantiu ainda que a gestão já está alinhada com o novo governo em um contrato firmado com o Icipe para os próximos anos.
O secretário de saúde Humberto Fonseca e o governador Rodrigo Rollemberg garantiram que todos os 202 novos leitos estarão prontos para receber os pacientes até março de 2019
O hospital gerido pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) contabiliza mais de 487 mil consultas e mais de 1 milhão de exames laboratoriais. Além disso, são mais de 45 mil sessões de quimioterapia. Ao longo do ano, o HCB passou por momentos de indefinição, após uma decisão da 7; Vara da Fazenda Pública que impedia o Icipe de participar de contratos públicos.
A medida inviabilizaria o atual modelo de gestão e provocou uma mobilização de pacientes e funcionários contra qualquer mudança na administração, mas, em junho o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) suspendeu, de forma provisória, até julgamento em segunda instância, a determinação. Com isso, o instituto pôde participar do chamamento público que realizado para selecionar a gerência do HCB entre 2019 e 2023.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação