postado em 23/11/2018 19:43
A ponte do Rio Melchior, interditada desde terça-feira (20/11) para manutenção, está liberada para motoristas. O retorno do fluxo de carros foi permitido a partir das 16h desta sexta-feira (23/11), após a restauração da estrutura. A interdição ocorreu após uma erosão. O trecho fica entre Samambaia e Ceilândia.
A quantidade de chuvas das últimas semanas provocou os danos embaixo da estrutura. A erosão tinha causado um "risco de movimentação de terra no encabeçamento da ponte", segundo informou o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Apesar do desgaste, o órgão negou qualquer risco de queda da ponte.
Desde a interdição, motoristas tinham que dar uma volta por estradas alternativas da região. Agentes do DER-DF bloquearam os dois sentidos da via para garantir a segurança dos técnicos e motoristas.
Problema antigo
O Rio Melchior causa problemas antigos aos moradores do Distrito Federal. Em 2012, o Correio denunciou a sua poluição, mostrando seus detritos de esgoto e lixo.
Três anos depois, em 2015, outra matéria alertou para a qualidade da água do rio, que estava abaixo dos parâmetros exigidos.