postado em 23/11/2018 21:49
A fiscalização do licenciamento anual de veículo em 2019 será escalonada, como foi neste ano. O cronograma foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (23/11).A medida, adotada pela primeira vez neste ano, foi considerada positiva pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), porque permitiu que o envio do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) fosse menos burocrático.
O licenciamento é expedido ao proprietário de veículo que houver quitado todos os débitos. Outra novidade deste ano foi a possibilidade de baixar o CRLV-e, por meio do aplicativo Carteira Digital.
O documento será exigido a partir do primeiro dia de cada mês conforme o calendário:
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo não licenciado é infração gravíssima, que resulta em sete pontos na carteira nacional de habilitação, remoção de veículo e multa de R$ 293,47, além de despesas com guincho, diária e outros itens.
Ter o licenciamento mas não portar o documento obrigatório também é considerado infração, com penalidade de multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo.
Com informações da Agência Brasília