Cidades

Alunos da UnB desenvolvem aplicativo que mapeia trilha do Jardim Botânico

Objetivo da plataforma é estimular o contato dos visitantes com o Cerrado. Aplicativo apresenta dados sobre algumas plantas ou outros assuntos relacionados à vegetação

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 24/11/2018 11:07
O intuito é que o visitante tenha uma experiência autoguiada na unidade de conservação
A partir de agora, quem quiser visitar o Jardim Botânico de Brasília pode usar um aplicativo para smartphones para conhecer melhor o Cerrado. Intitulado Missão Nascente, a plataforma propõe uma experiência interativa dentro da trilha da nascente do Córrego Cabeça de Veado, fornecendo aos visitantes da unidade de conservação informações e curiosidades sobre a vegetação.

O Missão Nascente foi produzido em uma parceria do Jardim Botânico com estudantes da Universidade de Brasília (UnB). Disponível apenas para celulares com sistema operacional Android, o aplicativo funciona decodificando QR Codes (tipo de código de barra para a leitura em celular com câmera). Cada um dos 46 códigos espalhados ao redor do 1,7 quilômetro da trilha carrega um dado diferente, sobre plantas ou outros assuntos que envolvem o Cerrado.

Diretora de fitologia do Jardim Botânico, Priscila Oliveira explicou que a plataforma surgiu da necessidade de o local criar um incentivo para os jovens. "Essa nova geração é muito ligada no celular e não tem tanto contato com a natureza. Nossa ideia foi juntar as duas coisas para as crianças aprenderem de forma diferente."

De acordo com os idealizadores da plataforma, o aplicativo terá informações de acordo com a época do ano, dividido em três temporadas: das águas (de novembro a março), da dormência (de abril a junho) e da renovação (de julho a outubro). "O objetivo é oferecer um olhar guiado para as mudanças que acontecem no Cerrado. Mostrar o que é um bioma dinâmico", disse o estudante de Biologia da UnB e um dos envolvidos no projeto, Lucas Guimarães.

O aplicativo é gratuito. Cada leitura de QR Codes gera pontos que serão acumulados em um ranking com todos os participantes do jogo. Para participar do jogo, a unidade de conservação recomenda que os visitantes baixem o aplicativo em casa, pois o sinal de celular dentro do Jardim Botânico é ruim, levem garrafas de água e não deixem lixo na trilha. Em dias muitos chuvosos, não é recomendado fazer a trilha.
Com informações da Agência Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação