Cidades

Brazlândia ganhará novo papa-entulho nessa segunda-feira

Este será o nono equipamento público instalado pelo SLU no Distrito Federal. Limite diário será de 1 metro cúbico de resíduo por pessoa

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 25/11/2018 17:04
O equipamento custou R$ 126.744,78O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) instalará, amanhã, o segundo papa-entulhos de Brazlândia. O equipamento público para descarte de materiais de construção, itens volumosos, como móveis, restos de poda, recicláveis e óleo de cozinha funcionará de segunda a sábado, das 7h às 18h.

Em junho do ano passado, o SLU havia implementado um papa-entulhos na cidade, que fica próximo à Associação dos Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos de Brazlândia (Acobraz). Segundo a companhia, as unidades impedem o descarte irregular em áreas públicas.

Este será o 9; papa-entulhos do DF. Além do de Brazlândia, os outros estão em Ceilândia (dois), no Plano Piloto, em Taguatinga, no Guará, em Planaltina e no Gama. Nos seis primeiros meses do ano, o SLU recolheu mais de 3,2 mil toneladas de resíduos e quase 200 litros de óleo.

O equipamento custou R$ 126.744,78. Assim como os demais papa-entulhos, funcionará de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h. Na unidade, cada pessoa poderá descartar até 1 metro cúbico de resíduo por dia.

Restrições

Para descartar no papa-entulho, é preciso respeitar regras de uma instrução normativa do Governo do Distrito Federal. Não é autorizada, por exemplo, a entrada de caminhões ou carretas para descarregar o material a ser descartado.

Além disso, é proibido o descarte de resíduos domésticos, industriais, de saúde, eletrônicos, pneus, embalagens de agroquímicos, de produtos fitossanitários, óleos lubrificantes, lâmpadas, pilhas, baterias, equipamentos ou materiais que tenham metais pesados, gesso, espelhos, vidros, amianto, tintas, solventes e tonner.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação