Cidades

PM resgata cachorros que viviam em situação de maus-tratos em Samambaia

Familiar do suspeito ficou com os animais. O homem acabou preso, pois militares encontraram armas de caça, munições, pólvora e outros itens na residência

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 27/11/2018 18:00
Os animais eram mantidos em uma caixa fechada, sem água ou comida
Uma equipe da Polícia Militar encontrou dois cachorros da raça perdigueiro em situação de maus-tratos em uma casa na Quadra 612 de Samambaia Norte. Os militares chegaram até o local após uma denúncia anônima, na tarde desta terça-feira (27/11). Durante varredura na residência com o aval do dono dos animais, os PMs ainda encontraram armas de fogo e munição. O homem foi levado para a 26; Delegacia de Polícia (Samambaia Norte) e está preso por porte ilegal de arma de fogo. Os policiais deixaram os animais sob os cuidados da irmã do suspeito.
Os dois cães estavam dentro de uma caixa de madeira, com um espaço mínimo aberto para a ventilação do local e não tinham água ou comida. O major José Gabriel de Souza Junior, comandante do Batalhão, explica que, apesar da situação a qual os animais foram encontrados, eles não apresentavam problemas físicos. "Os cachorros não apresentavam desnutrição e nenhum outro problema. Portanto, resolvemos a situação na própria residência e destruímos as casinhas improvisadas", afirmou.
Os militares destruíram o local onde os cães eram mantidos
O major explicou que o dono dos animais foi preso pelo porte de armas, mas não pelos maus tratos. Isso porque não se tratou de um "delito grave de maus-tratos". Os animais estavam bem cuidados e, o que pode ter ocorrido, é que o homem se esqueceu de alimentá-los e os colocou em um local inapropriado. Mas ele foi orientado e se prontificou a esclarecer toda a situação quando acionado na delegacia", garantiu o major.
Ainda segundo o militar, o suspeito se comprometeu a ficar como fiel depositário dos cães e eles só foram entregues à irmã por causa da prisão. Agora, uma equipe da PM fará visitas periódicas para avaliar a situação dos animais.

Armamento

Durante buscas na residência do homem, os militares encontraram sete armas, entre elas, espingardas, uma garrucha, uma bate-buxa, um revólver calibre 36 e outro de calibre idenfinido. Ainda, foram apreendidas quatro caixas de projéteis, pólvora branca, espoletas e um silenciador de arma de fogo.
Na delegacia, o acusado alegou ser caçador e que disse que tem as armas "há muito tempo". Ele foi autuado por porte ilegal de arma de fogo, posse de munição e posse de acessório. Após os procedimentos legais, o homem foi recolhido ao cárcere da Polícia Civil, no Departamento de Polícia Especializada (DPE).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação