Cidades

Advogados escolhem nesta quinta-feira a nova gestão da OAB no DF

Votação marcada para amanhã definirá o próximo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal. Quatro chapas disputam o principal cargo da entidade que representa mais de 32 mil profissionais da área

Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 28/11/2018 06:00
Votação marcada para amanhã definirá o próximo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal. Quatro chapas disputam o principal cargo da entidade que representa mais de 32 mil profissionais da área
Mais de 32 mil advogados com inscrição ativa na Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB/DF) escolhem amanhã as chapas que ocuparão cargos no Conselho Seccional, na Diretoria, nas Subseções e na Caixa de Assistência dos Advogados. Disputam a Presidência Jacques Veloso, pela chapa Quem Sabe Faz a Ordem; Délio Lins, pela Independência na Ordem; Max Telesca, da Somos Todos OAB; e Renata Amaral, da Ordem Democrática.

Jacques Veloso é secretário-geral da Ordem e teve o nome lançado sob a bênção do ex-presidente da OAB/DF e governador eleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB). Com 43 anos de idade e 16 na entidade, Jacques é fundador do escritório Veloso de Melo Advogados e pretende levar à frente projetos para que advogados recém-formados e com dificuldades de acesso ao mercado de trabalho consigam ingressar em escritórios ou abrir o próprio negócio.

Em oposição, aparece o grupo liderado por Délio Lins, lançado com o apoio de Francisco Caputo, que presidiu a OAB/DF entre 2010 e 2012, após vencer Ibaneis na disputa pelo cargo. Um das principais propostas do advogado é desvincular a Ordem de partidos políticos e interesses partidários. Para a chapa, um marco será o Portal da Transparência com livre acesso da categoria às informações sobre como o dinheiro dos advogados está sendo gasto.

A terceira chapa é encabeçada por Max Telesca e tem como principal ponto a renovação da OAB/DF. Entre as principais propostas, defende a anuidade zero para iniciantes, apoio aos advogados recém-formados por meio da criação de coworking/escritório modelo e piso e salários dignos para a categoria. Advogado há 21 anos, Max é presidente do Instituto de Popularização do Direito (Ipode), que busca simplificar a linguagem do direito para a população mais carente.

Outro grupo que se apresenta como opção de renovação é o de Renata Amaral. O objetivo é investir em maior participação feminina nos espaços políticos e institucionais. A equipe é composta, majoritariamente, por mulheres nos cargos principais. Entre os apoiadores da candidatura está a ativista Maria da Penha, que dá nome à lei que pune a violência contra a mulher. A chapa é favorável também ao resgate da OAB como instituição inserida nas discussões políticas e sociais e vinculada ao enfrentamento das violências de gênero, incluindo assédio sexual e moral nos escritórios e tribunais.

Obrigatório

O voto é obrigatório a todos os membros da OAB/DF sob pena de multa de 20% da anuidade. Os advogados precisam acessar o site da Ordem para confirmar o local de votação e podem conferir a composição das quatro chapas distritais e das chefias para as 11 subseções do Distrito Federal. As urnas ficarão abertas das 9h às 17h no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e nas subseções de Brazlândia, Ceilândia, do Gama e Santa Maria, Guará, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo, Paranoá, de Planaltina, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga. A apuração começa amanhã às 19h. Integrantes da entidade em situação irregular com a Tesouraria não poderão votar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação