Cidades

Vídeo: jacaré de quase 1 metro aparece em piscina de casa do Park Way

Réptil chegou à na residência na terça-feira, mas só foi capturado nesta quarta de manhã. É o segundo caso registrado pela Polícia Militar Ambiental este mês

Augusto Fernandes
postado em 28/11/2018 11:42
De acordo com policiais, trata-se de um filhote de jacaré-tinga
Uma semana após resgatar um filhote de jacaré no Lago Sul, o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA) voltou a capturar um réptil fora do seu habitat natural na manhã desta quarta-feira (28/11). O animal, de 90 centímetros, foi encontrado dentro da piscina de uma casa na Quadra 16 do Setor de Mansões do Park Way.

Diarista do imóvel, Solange Rodrigues, 37 anos, foi quem acionou os policiais militares. Segundo ela, o jacaré apareceu na mansão na noite de terça-feira (27/11). O patrão dela chegou a ligar para o BPMA, mas nenhuma equipe de resgate estava trabalhando naquele momento. "Sendo assim, liguei hoje de manhã. Para mim, foi uma surpresa ver esse jacaré aqui. Nem acreditei. A casa é toda envolta por muros. Não sei como ele conseguiu entrar", comentou Solange.
[VIDEO1]


Chuva pode ser a explicação

Três policiais atenderam a ocorrência. De acordo com o primeiro-sargento Célio Bispo, a suspeita é que o réptil tenha chegado à casa pelo sistema de encanamento. "Devido às fortes chuvas que caíram recentemente, o jacaré pode ter encontrado alguma tubulação e parado aqui. Como ele tem o hábito de ficar na água, rapidamente procurou um ambiente aquoso. Nesse caso, a piscina", explicou.

[SAIBAMAIS]Os policiais não tiveram dificuldade em conter o animal, apesar de ele ter tentado resistir à caputra. Depois de retirar o jacaré da piscina, os militares o imobilizaram e usaram uma fita para prender a boca. Em seguida, o levaram para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres da PM. "Lá, ele será avaliado por biólogos e veterinários até ficar apto a voltar à natureza", detalhou Célio Bispo.

O réptil resgatado nesta manhã trata-se de um filhote de jacaré-tinga. Célio Bispo comentou que, neste mês, além dos resgates a jacarés, o BPMA também atendeu a ocorrências envolvendo capivara, raposa, lobos-guará e até jiboia.
Primeiro-sargento Célio Bispo com o animal: resgate tranquilo

Como pedir ajuda

"Temos muitos animais silvestres nesse quadradinho do DF. Portanto, atendemos todo tipo de eventualidade. Caso qualquer cidadão se depare com um desses bichos, basta recorrer à Policia Militar Ambiental", recomendou o primeiro-sargento.

A população pode pedir socorro à PM através do telefone 190 ou do número de celular do BPMA, o 9 9351-5736. Neste último, também é possível acionar os militares usando o aplicativo de mensagens WhatsApp.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação