Jornal Correio Braziliense

Cidades

Produtores rurais do DF ganham títulos de propriedade de terras

Moradores do Projeto Integrado de Colonização Alexandre Gusmão, na Bacia do Descoberto, receberam 43 títulos definitivos. Até o fim do ano, a expectativa é de que outros 20 a 30 sejam entregues


Conseguir a documentação que comprove a propriedade da terra é o sonho de muitos produtores rurais no Brasil. Sem ela, fica difícil conseguir financiamento bancário, já que não há garantia para empréstimos. Para ajudar esses agricultores, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) entregou, no sábado, 43 títulos definitivos a moradores da região do Projeto Integrado de Colonização Alexandre Gusmão (Picag), localizado na região da Bacia do Descoberto.

O título é o equivalente a uma escritura da propriedade e, desde o início deste ano, mais de 100 famílias foram beneficiadas. Formalmente, a ação cede as terras pertencentes à União e que estão ocupadas por essas famílias de agricultores. A expectativa é de que entre 20 e 30 ainda sejam entregues até o fim de 2018.

Um dos produtores que receberam o documento em 2018 foi Robson Pereira da Silva, 47. Ele nasceu e cresceu na fazenda onde hoje planta batata-doce, repolho, mandioca, cenoura, chuchu e brócolis. ;Essa é uma das conquistas mais maravilhosas que tivemos;, comemora. A produção dele abastece, principalmente, as prateleiras do DF.

[SAIBAMAIS]Além de plantar, Robson faz parte da Associação de Moradores e Produtores do Incra 9, uma das áreas dentro do Picag, e conta que, a princípio, apenas 30% dos moradores tinham o título definitivo das terras. Desde 1996, ele participa da campanha para conseguir a documentação, mas apenas este ano viu resultados. ;São muitos produtores nessa situação. Essa é a coisa mais esperada. Ter o documento é um ganho sem comparação, porque antes estávamos em estado vulnerável com relação ao direito de propriedade e, hoje, temos a escritura;, afirma.

Aqueles que não têm o título são classificados como posseiros. O chefe de gabinete do Incra SR 28 (correspondente à área do Distrito Federal e Entorno), Jader Soares, explica que algumas exigências precisam ser cumpridas para obter a documentação, como ocupação da área pelo menos desde 2011, produção e moradia efetivas. Todos os quesitos precisam ser comprovados por meio de vistorias e fiscalizações do órgão. ;Antes de receber a documentação, eles só têm a posse da terra, mas não a propriedade. Na prática, a terra sai da União e passa para o produtor;, relata Jader.

O chefe de gabinete garante que os benefícios são grandes. ;Com o título, o proprietário tem mais acesso a políticas públicas de financiamento e mais segurança jurídica para focar na produção. Passam a ser verdadeiramente donos da terra;, relata.