Publicidade

Correio Braziliense

Internos do sistema socioeducativo expõem fotografias em estação do Metrô

O trabalho, parceria do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) com o Metrô-DF, fica em cartaz até o início de janeiro


postado em 05/12/2018 09:00 / atualizado em 05/12/2018 10:54

Cerca de 120 jovens participaram do projeto e fotografaram imagens do próprio cotidiano(foto: Divulgação do projeto)
Cerca de 120 jovens participaram do projeto e fotografaram imagens do próprio cotidiano (foto: Divulgação do projeto)
Usuários do metrô de Brasília que caminharem pela Estação Galeria, localizada no Setor Comercial Sul, vão se deparar com a exposição fotográfica Para além das algemas. As fotos, feitas por adolescentes que cumprem medida socioeducativa em privação de liberdade, podem ser contempladas até 5 de janeiro de 2019. A abertura da exposição, parceria do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) com o Metrô-DF, ocorre nesta quarta-feira (5/12), às 17h.

Os jovens, tanto meninos quanto meninas, fazem parte do projeto Onda — Adolescentes em Movimento do Inesc, que tem o intuito de desenvolver atividades de formação cidadã. A responsável pela execução do projeto, Márcia Acioli, definiu a exposição como uma oportunidade de experiências. “Fotografar traz um sentido crítico e sensível, além da dimensão de denûncia e beleza”, ressalta.

Internos das unidades de Recanto das Emas, São Sebastião e Santa Maria, os adolescentes participaram de uma oficina fotográfica para aprenderem técnicas e intencionalidade estética. Após os dias de oficinas, eles fotografaram cenas nas unidades e agora vão expor um pouco da sensibilidade, afeto e angústia com imagens do próprio cotidiano. Cerca de 120 jovens participaram do projeto.
 
“Eles estavam muito animados, principalmente por estarem se movimentando e pela descontração”, destaca Márcia. Ela também explicou que nem todos puderam expor suas fotos, pela falta de espaço na galeria, por isso houve uma seleção, a primeira parte, feita pelos próprios jovens. 

Após o dia de fotos, os internos receberam dicas de como melhorar o trabalho e contemplar diversos contextos afetivos e emocionais. Além das fotografias, a exposição contará com o lançamento do livro de poesias, também escrito pelos adolescentes do projeto, e um sarau com jovens artistas. A referida exposição faz parte de umas das ações do projeto Onda, vencedor do prêmio Itaú-Unicef.
 
Os internos, autores das fotos, não podem ser identificados por questão de segurança(foto: Divulgação do projeto)
Os internos, autores das fotos, não podem ser identificados por questão de segurança (foto: Divulgação do projeto)
 
 
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade