Publicidade

Correio Braziliense

Em NY, jornalista em formação publica livro sobre jornal Aqui DF

A publicação foi incentivada pela Universidade Manhattan College, em Nova York, onde ela termina os estudos em comunicação


postado em 07/12/2018 06:00 / atualizado em 06/12/2018 22:33

Bruna Lauermann relata no livro a experiência da cobertura como estagiária e repórter(foto: Manhattan College/Divulgação)
Bruna Lauermann relata no livro a experiência da cobertura como estagiária e repórter (foto: Manhattan College/Divulgação)
Depois de dois anos vivendo nos Estados Unidos, Bruna Lauermann, 25 anos, revisita sua experiência como estagiária e repórter do jornal Aqui DF, do grupo Diários Associados. Em seu primeiro livro, Behind the News — A Year Reporting in the Surroundings Of Brasília (Por trás da notícia — Um ano de reportagem nos entornos de Brasília, em tradução livre), conta os bastidores das principais matérias que cobriu no Distrito Federal e no Entorno. A publicação foi incentivada pela Universidade Manhattan College, em Nova York, onde ela termina os estudos em comunicação.

“A ideia de fazer o livro surgiu a partir da provocação de um professor de inglês, que propôs, no início do semestre, que escrevêssemos um manuscrito sobre aquilo que tínhamos vontade de contar para o mundo. Como passei um ano reportando o Entorno e a desigualdade alarmante com Brasília, eu quis contar essas histórias”, explicou Bruna. No livro, de 70 páginas, separado em 11 capítulos, a gaúcha, nascida em Porto Alegre, conta sobre a mudança do Sul para a capital do país e como passou a fazer parte do Aqui DF

“Minha experiência no jornal foi incrível, eu digo que foi uma grande escola. Tive oportunidade de fazer de tudo, desde gastronomia e cultura, até ronda, que é a parte mais pesada, mas é a mais real também. Acho que as delegacias do Entorno são um prato cheio para encontrar histórias”, relembrou. Além disso, a autora dedicou três capítulos da obra a explicar seu amor pela profissão. “Nem me lembro do quão cedo comecei a falar sobre ser jornalista. Eu sempre quis”, afirmou.

O lançamento do livro ocorreu na última terça-feira, na universidade onde estuda. Contou com a presença de professores, alunos e convidados. “Foi muito emocionante, porque eu vim para os Estados Unidos há dois anos sem falar nada de inglês e, agora, tenho um livro publicado”, ressaltou.

Bruna ainda tem muitas histórias para contar. E, como a tiragem da obra em inglês ainda é bastante reduzida e coordenada por ela mesma, está em busca de financiamento para futuras publicações no Brasil. Para o próximo ano, a escritora pretende trabalhar na tradução do livro e na venda no mercado nacional.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade