Cidades

Em NY, jornalista em formação publica livro sobre jornal Aqui DF

A publicação foi incentivada pela Universidade Manhattan College, em Nova York, onde ela termina os estudos em comunicação

Caroline Cintra
postado em 07/12/2018 06:00
Bruna Lauermann relata no livro a experiência da cobertura como estagiária e repórter
Depois de dois anos vivendo nos Estados Unidos, Bruna Lauermann, 25 anos, revisita sua experiência como estagiária e repórter do jornal Aqui DF, do grupo Diários Associados. Em seu primeiro livro, Behind the News ; A Year Reporting in the Surroundings Of Brasília (Por trás da notícia ; Um ano de reportagem nos entornos de Brasília, em tradução livre), conta os bastidores das principais matérias que cobriu no Distrito Federal e no Entorno. A publicação foi incentivada pela Universidade Manhattan College, em Nova York, onde ela termina os estudos em comunicação.

;A ideia de fazer o livro surgiu a partir da provocação de um professor de inglês, que propôs, no início do semestre, que escrevêssemos um manuscrito sobre aquilo que tínhamos vontade de contar para o mundo. Como passei um ano reportando o Entorno e a desigualdade alarmante com Brasília, eu quis contar essas histórias;, explicou Bruna. No livro, de 70 páginas, separado em 11 capítulos, a gaúcha, nascida em Porto Alegre, conta sobre a mudança do Sul para a capital do país e como passou a fazer parte do Aqui DF.

;Minha experiência no jornal foi incrível, eu digo que foi uma grande escola. Tive oportunidade de fazer de tudo, desde gastronomia e cultura, até ronda, que é a parte mais pesada, mas é a mais real também. Acho que as delegacias do Entorno são um prato cheio para encontrar histórias;, relembrou. Além disso, a autora dedicou três capítulos da obra a explicar seu amor pela profissão. ;Nem me lembro do quão cedo comecei a falar sobre ser jornalista. Eu sempre quis;, afirmou.

O lançamento do livro ocorreu na última terça-feira, na universidade onde estuda. Contou com a presença de professores, alunos e convidados. ;Foi muito emocionante, porque eu vim para os Estados Unidos há dois anos sem falar nada de inglês e, agora, tenho um livro publicado;, ressaltou.

Bruna ainda tem muitas histórias para contar. E, como a tiragem da obra em inglês ainda é bastante reduzida e coordenada por ela mesma, está em busca de financiamento para futuras publicações no Brasil. Para o próximo ano, a escritora pretende trabalhar na tradução do livro e na venda no mercado nacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação