Jornal Correio Braziliense

Cidades

Polícia Civil de Goiás investiga acusações de abuso contra João de Deus

Serviço de Inteligência vai apurar as denúncias de violência sexual que têm surgido nos últimos dias e averiguar outras acusações, como fraude e exercício ilegal de medicina

O delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Fernandes Almeida, pediu ao Serviço de Inteligência para levantar todas as informações sobre a vida do médium João de Deus. A ordem não é se ater só aos casos de abusos sexuais que começaram a se tornar públicos a partir da madrugada do sábado (8/12) por meio do programa Conversa com Bial, da Rede Globo.

A missão do Serviço de Inteligência da Polícia Civil de Goiás vai apurar casos denunciados desde os anos 1970 e arquivados pelo regime militar. Eles incluem exercício ilegal de medicina e estelionato. Os investigadores também vão tentar descobrir se há outras possíveis vítimas de abuso sexual do médium que ainda não deram depoimento.
A apuração começou em outubro, após a Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) receber denúncias. ;Recebemos esse relato e instauramos o inquérito, com toda atenção devido à complexidade do caso. As mulheres serão ouvidas pela Polícia Civil para que possamos buscar as provas necessárias para investigar com imparcialidade e com eficiência;,destaca o delegado.

Novos casos

Desde que o programa de tevê foi ao ar, trazendo os relatos de 10 mulheres, outras vítimas passaram a contar que também foram vítimas. O jornal O Globo trouxe, no sábado, os depoimentos de outras três e, neste domingo, duas moradoras de Goiás procuraram a imprensa do estado para revelar casos de abuso supostamente cometidos por João de Deus. Uma delas disse à TV Anhanguera que foi vitima do médium na época em que trabalhava para ele, na Casa Dom Inácio, em Abadiânia (GO), onde João de Deus atende. .
[SAIBAMAIS]Ainda no sábado à noite, uma mulher que preferiu não se identificar, contou ao Jornal Nacional que frequentava a Casa Dom Inácio desde 1991, sempre acompanhada da mãe. Ela afirma que, na única vez em que ficou sozinha com João de Deus, foi vítima de assédio.

Já a ex-funcionária ouvida pela TV Anhanguera, afiliada da TV Globo, conta que foi à Casa pela primeira vez em 2005, para buscar uma cura para a filha, e depois voltou por causa de um tumor. Ela conta que os abusos ocorreram quando ela estava sozinha.

"Na primeira ocasião, ele pegou um colchão que tinha no corredorzinho e colocou no chão. Ele mandou eu tirar a roupa, eu tirei. Não entendi muito bem. Da outra vez que eu fui, ele sentou na poltrona dele, tirou as calças e mandou eu mexer no órgão dele", relatou a mulher.

De acordo com a ex-funcionária, ela teve medo de denunciar o médium à Polícia Civil. ;Era medo, medo de me expor, ele tem costas quentes né, poderoso em Abadiânia e em Goiás;, afirmou.

Vida controversa

João de Deus conta que começou a ter mediunidade ativa aos 9 anos, quando era um menino católico avesso ao espiritismo. Diz que aos 16 serviu de médium pela primeira na "cura" de outra pessoa. Teria então morado em vários estados, até fixar-se em Abadiânia, onde diz "receber" bons espíritos que realizam curas por meio dele, incluindo o fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola.

O médium tem 11 filhos com mulheres diferentes. É analfabeto funcional, dono de instituições de caridade, de uma fazenda onde planta soja e cria gado, além de sócio de um garimpo.

As supostas curas proporcionadas por médium atraem multidões à Abadiânia, a tal ponto que se constituem na principal fonte de renda do município. A "casa" de João de Deus emprega mais pessoas do que a própria administração municipal.

João de Deus também vem comanda eventos de tratamento espiritual em outros países. A sua história foi retratada em programas de televisão produzidos por emissoras internacionais.

Em 2007 a revista Época constatou que o médium exibia uma cópia de um artigo científico em sua casa, usando-o para obter "respaldo científico" às suas atividades paranormais apesar dos resultados inconclusivos apresentados na publicação. Maria Ângela Gollner, uma das coautoras do estudo, declarou à reportagem da revista que se sentia constrangida pelo uso propagandístico do artigo: ;Ele fez daquilo uma máquina de propaganda;. O primeiro autor do artigo, o parapsicólogo e psiquiatra Alexander Moreira-Almeida, afirmou desconhecer o fato.

Em setembro de 2015, apesar de defender a veracidade de suas curas, não quis passar por um "tratamento espiritual" e passou por uma longa e delicada cirurgia convencional no aparelho digestivo, ficando internado no Hospital Sírio-Libanês, um dos mais renomados hospitais do Brasil, por mais de três semanas.