Cidades

Mais de 50 mil alunos fazem provas do PAS neste domingo, confira gabarito

As respostas extraoficiais foram elaboradas por professores do cursinho Exatas

Geison Guedes - Especial para o Correio
postado em 10/12/2018 00:08

Alunos fazendo prova do PAS da UnB

Neste domingo (9), o Cebraspe aplicou as provas das três etapas do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB). As avaliações foram realizadas de forma simultânea para todos os subprogramas em vigência: 2016, 2017 e 2018. Ao todo, 56.904 alunos se inscreveram para a avaliação. Segundo o Cebraspe, 3,83% deles, ou 2.182 candidatos, não compareceram às provas.

Uma das partes mais temidas, a redação, teve um tema diferente para cada etapa. Os estudantes do PAS 1 (que fizeram o primeiro ano do ensino médio), tiveram que redigir um texto dissertativo propondo uma ação solidária que concretize a ideia do ditado ;A união faz a força; e que fomentasse na comunidade um sentimento de empatia e pertencimento. No PAS 2 (referente ao segundo ano), mais uma vez o estilo foi o dissertativo.

Nele, os alunos precisaram discutir a noção de autonomia com base em peças publicitárias apresentadas. Já o PAS 3, referente ao terceiro ano, os candidatos também precisaram escrever um texto dissertativo, mas argumentativo também. O tema foi elaborado a partir da inscrição ;Nenhum de nós pode escapar à história do nosso povo. Nós não deveríamos e não devemos deixar o passado descansar, ou ele pode ressurgir e se tornar o novo presente;.

Segundo o Cebraspe, na quarta-feira (12/12), serão divulgados os gabaritos oficiais preliminares das provas realizadas neste domingo. Em 23 de janeiro de 2019, será disponibilizada a consulta individual de desempenho dos participantes da terceira etapa do Subprograma 2016, juntamente com os argumentos mínimos e máximos por sistema/campus/curso/turno de acordo com as pré-opções dos candidatos.

Entre 25 e 26 de janeiro de 2019, os participantes desta etapa poderão acessar o Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação da UnB (SISUnB) e alterar, se desejarem, sua pré-opção de campus/curso/turno. A Universidade de Brasília abriu 4.222 oportunidades para os que realizam a terceira etapa do Subprograma 2016 e ingressam em 2019. Sendo 2.112 vagas para o primeiro semestre e 2.110 para o segundo semestre. Para mais informações, acesse o site da instituição: www.cespe.unb.br/pas.

Confira os gabaritos das provas das três etapas, elaborados por professores do cursinhos Exatas.

[FOTO1299244]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação