Cidades

Barragem do Descoberto transborda pela primeira vez após crise hídrica

Segundo a Caesb, fortes ventos que atingiram a região do Descoberto contribuíram para a barragem transbordar

postado em 11/12/2018 13:58
Segundo medição da Adasa, o Descoberto atingiu 94,9% de seu volume útil nesta terça
Quem passou pela Barragem da Bacia do Descoberto na manhã desta terça-feira (11/12) pôde observar que o reservatório começou a transbordar. Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a perda hídrica ocorreu em decorrência dos ventos que atingiram a capital. A última vez que isso aconteceu foi em março de 2016. Nos dois anos seguintes, o DF enfrentou crise de abastecimento.

A previsão é de que, até o Natal, o reservatório chegue 100% da capacidade e comece a verter água. Quando isso acontece, o recurso hídrico derramado segue o fluxo do Rio Descoberto, pois o sistema de armazenagem não conta com a opção de abertura das comportas.

Segundo medição da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), o Descoberto atingiu 94,9% de seu volume útil nesta terça.

Com os bons números, o sistema do Descoberto poderá suplementar a bacia de Santa Maria e regiões como a de Águas Claras, Candangolândia e Guará receberão recursos dos dois reservatórios.

O Descoberto é responsável pelo abastecimento de 64% da população brasiliense. Hoje, sua vazão é de 3,5 mil litros por segundo e, quando o nível máximo for alcançado, a quantidade aumentará para 4 mil litros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação