Aline Brito*, Isabela Guimarães*
postado em 15/12/2018 07:00
Falta de acostamento, buracos, sinalização apagada. São muitas as armadilhas nas rodovias que ligam o Distrito Federal às outras unidades federativas. O Correio percorreu 568,6 km dos trechos mais próximos de Brasília, nessa semana. Alguns pontos exigem muita atenção do motorista para evitar acidentes.
A BR-020 começa em Brasília e termina no Nordeste, em Fortaleza. Além disso, a pista dá acesso a lugares procurados pelos brasilienses como Alto Paraíso (GO) e Unaí (MG). Até Formosa (GO), a rodovia é duplicada e tem acostamento. A qualidade do asfalto é satisfatória. As sinalizações são legíveis. Mas, de Formosa a Posse (GO), a pista está ruim, como constatou o motorista Wellington de Sousa, 43 anos. ;Depois de Formosa o asfalto é de má qualidade e aumentam as ultrapassagens perigosas;, alertou.
Outra rodovia com defeitos é a BR-070, que dá acesso às goianas Águas Lindas, Pirenópolis, Corumbá e termina em Cáceres (MT). No Km 1, ao lado da Barragem do Descoberto, sentido Brasília, a uma instabilidade na margem, pois, no dia 6, ocorreu um deslizamento de terra que deixou esta parte interditada. Neste ponto, o motorista precisa redobrar a atenção e trafegar com cautela.
No Km 16, após Águas Lindas, a pista não é duplicada, o que exige maior precaução. Na comunidade do Girassol, muitas pessoas, a pé e sobre bicicletas, atravessam a pista o tempo todo. Em função de obras, no acesso a Cocalzinho, os motoristas precisam usar um desvio, com buracos no asfalto.
Velocidade
Na BR-060, o maior risco está na imprudência de alguns motoristas, que abusam da boa qualidade da pita duplicada para andar acima do limite de velocidade. A pista é duplicada de Brasília a Rio Verde (GO). O fluxo de caminhões é mediano. As placas e faixas de sinalização estão em ótimo estado. Administrada por uma concessionária, tem uma praça de pedágio em Alexânia. A taxa para carros é de R$ 5,30 e para moto, R$ 2,65.
A equipe do Correio presenciou um acidente enquanto trafegava pela rodovia, sem vítimas graves. ;Sempre acontece acidente, por se tratar de uma pista boa, os motoristas abusam da velocidade e acabam colocando em risco a si mesmo e aos outros. Mas isso acontece simplesmente por imprudência dos motoristas;, ressaltou o aposentado Henoque Nazário de Sousa, 67 anos, que trafega pela BR-060 todos os fins de semana.
Reparos
Assim como a BR-060, a BR-040 (Brasília-Rio) é administrada pela iniciativa privada. Há 11 praças de cobrança, espalhadas por Minas Gerais, e uma em Cristalina (GO). A tarifa de pedágio é de R$ 5,30 para veículos de passeio e R$ 2,65 para motocicletas.
Entre nas goianas Luziânia e Cristalina, há trechos duplicados, assim como entre Cristalina e a divisa com Minas Gerais. De Curvelo (MG) a Nova Lima (MG) a pista volta a ser duplicada. O último segmento duplicado fica entre Barbacena e Juiz de Fora, em Minas.
No Km 590, em Itabirito (MG), está sendo realizada a manutenção do sistema de drenagem nas margens da pista, com tráfego no sistema de mão dupla na pista sentido Rio de Janeiro. Motoristas devem dedicar atenção especial à sinalização de obras e a eventuais retenções de tráfego, principalmente nos horários de maior movimento.
Nos demais trechos, devido às intensas chuvas das últimas semanas, o trabalho de melhoria dos asfalto em diversos pontos do trajeto entre Brasília e Juiz de Fora (MG) está sendo intensificado. Os pontos com obras estão amplamente sinalizados, e o motorista deve ficar atento, pois podem ocorrer eventuais estreitamentos de pista e implantação de sistema ;pare e siga;.
Desde que assumiu a concessão da rodovia, em 2014, a Invepar instalou mais de 24 mil placas e revitalizou 12 mil quilômetros de faixas de sinalização, incluindo visibilidade noturna. Também foram instaladas mais de 663 mil tachas refletivas (olhos-de-gato).
Prevenção
O presidente do Instituto de Segurança no Trânsito, David Duarte, ressalta a importância da manutenção do veículo, para evitar acidentes. ;A primeira coisa a se fazer antes de viajar, é ter um carro revisado. Freios, luzes, parte de injeção eletrônica, calibragem dos pneus, devem estar em dia;, aconselha.
O mecânico Francisco Carvalho tem 15 anos de experiência. Segundo ele, os principais itens que precisam de revisão para que o motorista faça uma viagem tranquila são pneus, freios, suspensão, faróis e limpadores (parte elétrica). O custo de uma revisão simples dos cinco itens em um carro popular fica em R$ 800, em média. O valor inclui a mão de obra, a troca de pastilhas, troca de óleo, paleta do limpador de para-brisa, alinhamento e balanceamento, troca do filtro de óleo e ar-condicionado (caso tenha) e troca do filtro de cabine.
Para uma revisão mais completa, o motorista poderá desembolsar até R$ 3 mil, dependendo do estado do veículo. O valor inclui toda a manutenção simples, a mão de obra e acrescenta a troca dos pneus, troca da suspensão, e, caso necessário, reparos no motor. ;Mas esses valores dependem do modelo do carro, da quilometragem, do ano e do estado de conservação em geral do automóvel;, explicou o profissional.
BR-020 (Brasília-Fortaleza):
- Duplicada até Formosa (GO)
- Até Formosa (GO), asfalto e acostamento em boas condições
- Sinalizações legíveis
- Não tem pedágio
- Carros em velocidade superior à permitida
BR-060 (Brasília-Goiânia):
- Duplicada até Rio Verde (GO)
- Asfalto e acostamento em boas condições
- Sinalizações legíveis
- Possui pedágio
- Carros em velocidade superior à permitida
BR-070 (Brasília-Ceres):
- Duplicada nos perímetros urbanos
- Asfalto e acostamento em boas condições
- Sinalizações legíveis
- Não possui pedágio
- Carros em velocidade superior à permitida e ultrapassagem em locais proibidos
BR-040 (Brasília-Rio):
- Duplicada até Cristalina (GO) e outros trechos dos estados de GO e MG
- Asfalto e acostamento em boas condições
- Sinalizações legíveis
- Possui pedágio
- Carros em velocidade superior à permitida
*Estagiárias sob supervisão de Renato Alves