Jornal Correio Braziliense

Cidades

Brasilienses seguem tradição de enfeitar casas e prédios à espera do Natal

Brasilienses seguem tradição de enfeitar as fachadas de casas e prédios, além de quadras inteiras, enquanto o GDF investe em projeções ao longo do Eixo Monumental e da Esplanada dos Ministérios


Enfeitar a casa com elementos natalinos é tradição para a contadora Zélia Gadelha, 65 anos. Ela mora no Lago Norte há 15 anos e, desde então, ornamenta o lado interno da residência com árvore de Natal, bonecos e presépio. O lado externo não deixa a desejar, tem rena e Papai Noel descendo do segundo piso para baixo. ;É a única festa que não abro mão, o nascimento de Cristo. É uma homenagem a Jesus,; destaca.

Na decoração, Zélia coloca os mais diversos tipos de Papais Noéis em casa: da figura tradicional do Bom Velhinho aos modernos, com guitarra e bicicleta. A jornada de preparação dos enfeites começa no início de dezembro e todo ano tem novidades. ;Pesquiso muito. Procuro diversificar com novas ideias e alternar as cores dos adereços,; observa. As cores escolhidas para este Natal são o dourado e o branco.

Na 210 Sul é tradição o jardim ficar iluminado nesta época do ano. Síndico do Bloco H há pouco mais de um ano, Frederico Wolney acredita que a ação cria um ambiente festivo. ;Isso motiva as pessoas a enfeitarem as casas, aumenta a presença dos moradores no pilotis, gera maior socialização;, afirma. Para o Natal que se aproxima, a novidade no endereço é uma iluminação personalizada na identificação do nome do Bloco H.

Há quem perceba um Natal mais acinzentado. O aposentado Clemilton Cavalcante, 59 anos, costumava ver as luzes e enfeites natalinos nas semanas que antecedem a data, de carro, com a mulher e o filho. ;A minha mulher exigia e o meu filho, amava. A gente passeava por todo o Plano Piloto e ficava apaixonado com as luzes;, conta. Cláudia, 53 anos, Danilo Cavalcante, 22, e o pai deixaram o ritual de lado quando perceberam a cidade sem cor. ;Nos últimos anos, sinto que as coisas ficaram tão rápidas que não temos mais tempo para preparar um Natal mais vistoso;, relata.

Circulando entre as quadras do Plano Piloto, percebe-se tímidas luzes piscando pelos pilotis e janelas dos prédios. Alguns síndicos arriscam instalar enfeites maiores, como papais noéis, renas e presépios pelos condomínios. Nada que chame a atenção de Clemilton. ;As pessoas estão um pouco cinzas mesmo. Talvez esse contexto todo dos últimos anos tenha feito o brasileiro perder um pouco dessa alegria. O Natal reflete muito isso;, comenta o rapaz.

Projeções


O governo local investiu R$ 2,2 milhões na iluminação de oito pontos turísticos da capital: Esplanada dos Ministérios, Congresso Nacional, Palácio Itamaraty, Catedral Metropolitana, Museu Nacional, Biblioteca Nacional, Teatro Nacional e Torre de TV. Em três deles (Biblioteca Nacional, Teatro e Itamaraty), há projeções de símbolos natalinos. Com 10 minutos de duração, elas acontecem diariamente, até o dia 25, a partir das 19h, a cada 30 minutos, até 23h.

A Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo segue com programação do Auto de Natal, em cinco regiões administrativas (veja Calendário), sempre às 20h. Além de ouvir a história, a população pode tirar foto com o Papai Noel e levar o retrato na hora.


Calendário

Confira dia, hora e local das apresentações do Auto de Natal:

15/12 - Águas Claras, Praça da Quadra 300
16/12 - Plano Piloto, Torre de TV
17/12 - Planaltina, Setor Tradicional, Praça Muniz
18/12 - Recanto das Emas, Estacionamento da Castelo Forte
19/12 - Gama, Estacionamento do Estádio do Gama
[FOTO1302971]