Cidades

Para aproveitar o movimento, comerciantes ampliam horários para o Natal

Além de estender o horário, os lojistas contrataram funcionários extras, tanto para o atendimento das lojas, quanto para o shopping, como equipe de segurança e de conservação

Juliana Andrade
postado em 16/12/2018 08:00
Shoppings vão abrir das 9h às 23h para atrair a clientela

As festas de fim de ano se aproximam e o comércio já está lotado. Para melhor atender os clientes e aproveitar o movimento, lojas e shoppings decidiram ampliar o horário de funcionamento. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), algumas lojas permanecem abertas até as 22h e shoppings, das 9h às 23h. Para aqueles que deixam as compras para a última hora, o horário de atendimento, nas vésperas de Natal e de ano- novo também serão modificados.

Segundo Edson de Castro, presidente do Sindivarejista e vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), na véspera do Natal, as lojas poderão funcionar até as 19h e, na véspera do ano- novo, até as 15h. ;O horário do Natal antes era até as 17h. Como é um dia de mais movimento, a gente fez essa troca. Funcionam até as 19h no dia 24. No dia 31, para compensar as duas horas a mais, fecham às 15h;, explica.

Edson afirma que algumas lojas estão com o horário estendido desde o início de dezembro. Para ele, esse é o momento de aproveitar o aumento do movimento e garantir mais lucros. ;Desde o fim de novembro, quando teve a Black Friday, as vendas vêm crescendo. O 13; salário deve injetar mais de R$ 7,6 bilhões na economia;.

Expectativa


Cláudia Durães, gerente de marketing de um shopping localizado na área central de Brasília, por exemplo, espera que as vendas aumentem cerca de 10% nesse período. Para atender melhor os clientes, a empresa ampliou o horário de funcionamento das 9h às 23h. ;Nós estamos otimistas. Novembro foi um sinal positivo. Já registramos um aumento nas vendas na primeira quinzena de dezembro;, destaca.

Além de estender o horário, os lojistas contrataram funcionários extras, tanto para o atendimento das lojas, quanto para o shopping, como equipe de segurança e de conservação. O otimismo não fica apenas nos grandes centros comerciais. As lojas do comércio local também esperam um aumento nas vendas. Simone Silva, de 45 anos, é gerente de uma loja de roupas e calçados femininos na Asa Sul. Ela afirma que, para aproveitar o movimento de fim de ano, a loja vai abrir também aos domingos, das 10h às 16h. ;Durante a semana, as lojas da quadra fecham às 19h. Achamos perigoso abrir somente a nossa depois desse horário, então, optamos por aumentar mais um dia. Eu acho que vale muito a pena. Já tem cliente ligando e perguntando se a gente vai abrir mesmo;, comenta.

A aposentada Marlene Mendes, 82, é uma das clientes que contribuem para as boas expectativas. Com as mãos cheias de sacolas e animada com o Natal, ela conta que foi ao shopping comprar os presentes dos netos. Apesar da grande movimentação, ela diz que não pegou filas. ;Eu acho que, pela proximidade do Natal, ainda está bem calmo;, observa Marlene.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação