Cidades

Diplomação dos eleitos no Distrito Federal será realizada hoje à noite

Além do futuro chefe do Executivo local, os próximos vice-governador, senadores, deputados federais e deputados distritais receberão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) documento que os torna aptos a tomar posse, em 1º de janeiro

Augusto Fernandes
postado em 18/12/2018 06:00
Ibaneis venceu o governador Rodrigo Rollemberg no 2º turno:
O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), receberá na noite de hoje do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o diploma que o habilita a tomar posse como chefe do Palácio do Buriti a partir de 1; de janeiro. A cerimônia de diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e marca o fim do processo eleitoral. Presidente da Corte, a desembargadora Carmelita Brasil entregará o documento ao emedebista.

O evento ocorrerá no Auditório Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano (SMU), às 19h. Também serão diplomados os outros 39 candidatos eleitos neste ano no Distrito Federal, como o futuro vice-governador, Paco Britto (Avante), os senadores Leila do Vôlei (PSB) e Izalci (PSDB) ; assim como os dois suplentes de cada um deles ;, além dos deputados federais e distritais escolhidos pela população (veja Rumo ao poder).

A cerimônia será restrita a convidados. Todos os eleitos confirmaram presença, mas, caso algum não compareça à sessão de hoje, deverá pegar o diploma antes da data da posse. Mesmo aqueles que tiveram as prestações de contas da campanha rejeitadas pelo TRE ; Luis Miranda (DEM), para o cargo de deputado federal, e Agaciel Maia (PR), Reginaldo Veras (PDT) e Chico Vigilante (PT), para distrital ; receberão o diploma nesta noite. ;Não há nenhum eleito impedido de ser diplomado no DF. A reprovação de contas pode ser revista após recurso; então, não é requisito para impossibilitar a diplomação;, informou o TRE.


Responsabilidade

Durante a diplomação, Ibaneis Rocha terá a oportunidade de fazer um discurso. O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB/DF) foi eleito governador no segundo turno. Derrotou o atual chefe do Executivo local, Rodrigo Rollemberg (PSB), com quase 70% dos votos válidos ; mais de 1 milhão de eleitores escolheram o emedebista. ;A expectativa é grande, porque a responsabilidade é imensa. Sei o tamanho do desafio que me espera e o que o Distrito Federal quer de mim. Os compromissos de campanha, eu garanto, assim como reafirmo a minha disposição de trabalhar muito para que o DF reencontre o seu caminho de desenvolvimento e o bem-estar para todos. E isso será feito a partir do primeiro dia de governo;, afirma Ibaneis.

Após a diplomação, passa a valer o prazo para a contestação do documento. São contados três dias úteis para que o Ministério Público Eleitoral (MPE) entre com recurso contra expedição do diploma. Enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não decidir sobre eventual impugnação, o diplomado poderá exercer o mandato normalmente.

Rumo ao poder

Governador e vice
  • Ibaneis Rocha (MDB) e Paco Britto (Avante)

Senadores
  • Leila do Vôlei (PSB) e Izalci (PSDB)

Suplentes de senadores
  • Leany Lemos (PSB), Ivonete Nascimento (PCdoB), Luis Felipe Belmonte (PSDB) e Andre Filipe (PR)

Deputados federais
  • Flávia Arruda (PR), Erika Kokay (PT), Bia Kicis (PRP), Julio Cesar (PRB), Professor Israel (PV), Luis Miranda (DEM), Paula Belmonte (PPS) e Celina Leão (PP)

Deputados distritais
  • Martins Machado (PRB), Delegado Fernando Fernandes (Pros), Reginaldo Veras (PDT), Rafael Prudente (MDB), Delmasso (PRB), Chico Vigilante (PT), Robério Negreiros (PSD), Agaciel Maia (PR), José Gomes (PSB), Arlete Sampaio (PT), Cláudio Abrantes (PDT), Jorge Vianna (Podemos), Iolando (PSC), Eduardo Pedrosa (PTC), João Cardoso Professor-Auditor (Avante), Roosevelt Vilela (PSB), Telma Rufino (Pros), Hermeto (PHS), Fábio Félix (PSol), Valdelino Barcelos (PP), Daniel Donizet (PRP), Júlia Lucy (Novo), Reginaldo Sardinha (Avante) e Leandro Grass (Rede)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação