Cidades

Ciclofaixa do Eixo Monumental é extinta pelo Detran

Segundo Órgão, a liberação da ciclofaixa, que era aberta aos ciclistas aos fins de semana, deve-se principalmente pela quantidade de eventos que ocorrem no local e pela falta de uso pelos ciclistas

Thiago Melo*
postado em 18/12/2018 16:35

Ciclofaixa funcionava desde 2013. Agora a faixa está liberada para motoristas e motociclistas também aos fins de semana

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) decidiu acabar com a ciclofaixa do Eixo Monumental. Entre os motivos alegados pelo órgão, está a grande quantidade de eventos realizados no local aos fins de semana, aliado ao pouco uso do trecho por ciclistas.


Diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca explica que até novembro deste ano foram realizados mais de 12 mil eventos no Eixo Monumental, principalmente eventos esportivos, religiosos e culturais, o que dificulta a montagem da ciclofaixa aos fins de semana. "Quando estes eventos acontecem, fica difícil montar a ciclofaixa. Já tem evento agendado para o ano que vem", relatou.

O dirertor-geral do Detran/DF, Silvain Fonseca, explicou que poucos ciclistas utilizavam o trecho Fonseca disse, ainda, que poucos ciclistas optam pela ciclofaixa, e afirmou que a mudança não traz prejuízos aos ciclistas. Segundo ele, o DF possui várias opções de malhas cicloviária, uma delas, inclusive, no canteiro central do Eixo Monumental.

O Detran-DF já colocou placas no local indicando aos motoristas que a ciclofaixa já está liberada para motoristas e motociclistas. O órgão pretende retirar a linha vermelha que marcava a localização o isolamento no asfalto.

Pouca Visibilidade


De acordo com Raphael Dorneles, representante da ONG Rodas da Paz, a mudança não é muito positiva, pois, segundo ele, na faixa utilizada como ciclofaixa aos fins de semana era comum ver carros estacionados irregularmente, o que atrapalhava a passagem dos ciclistas. Além disso, ele afirmou ainda que faltou divulgação do uso da ciclofaixa.

"A impressão dos ciclistas é que a ciclofaixa estava desativada. Talvez tenha faltado campanhas que incentivassem o uso do trecho. Eles (Detran) pararam de colocar cones e de marcar a via, então poucos sabiam que funcionava aos fins de semana. Faltava ainda fiscalização", disse Raphael.

Na opinião do representante do Rodas da Paz, as ciclovias no DF priorizam os pontos turísticos e não os ciclistas, e afirmou, ainda, que falta ;interconexão" em alguns trechos. "Muitos ciclistas precisam parar e esperar pelos carros até conseguirem continuar o trajeto, já que em algumas ciclovias não há interconexão e a ciclofaixa simplesmente acaba", declarou.

Inaugurada em abril de 2013, a ciclofaixa era aberta exclusivamente aos ciclistas aos domingos e feriados. As faixas exclusivas ficavam à margem das vias S1 e N1.
Estagiário sob a supervisão de Anderson Costolli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação