Cidades

Golpe em nome de tribunais é aplicado no Distrito Federal

O TJDFT orienta cidadãos, prefeituras, empresas e instituições de todo o país que busquem o maior número de informações sobre cobranças suspeitas em nome do Judiciário

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 19/12/2018 17:26
O TJDFT orienta cidadãos, prefeituras, empresas e instituições de todo o país que busquem o maior número de informações sobre cobranças suspeitas em nome do JudiciárioUm novo tipo de golpe envolvendo o nome de tribunais do Distrito Federal é aplicado por estelionatários. No crime, os praticantes enviam documentos ou fazem ligações falsas dizendo haver supostos processos ou determinações de bloqueio de contas públicas por meio do sistema Bacenjud, que é o sistema financeiro usado entre o Judiciário e o Banco Central.

O Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) orienta que seja realizada uma verificação da legitimidade de contatos que indiquem o crime de estelionato. O procedimento pode ser feito no site do órgão pelo número dos autos do processo, nome do juízo e nome do juiz que determinou a decisão. O Tribunal também alerta que a comunicação por e-mail ou por telefone não é a abordagem correta adotada para casos de bloqueio judicial.

O órgão também sugere que cidadãos, prefeituras, empresas e instituições de todo o país recolham o maior número de informações possíveis quando desconfiarem das denúncias em nome do Judiciário. Caso algum depósito tenha sido feito em relação a esse tipo de situação, as autoridades competentes, como a polícia ou o Ministério Público, devem ser acionadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação