Cidades

Trânsito na Esplanada será bloqueado a partir de 29 de dezembro para posse

A ação faz parte do esquema de segurança na região central. A expectativa é que 250 a 500 mil pessoas acompanhem a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL)

postado em 19/12/2018 19:30
Trânsito na área central começará a ser bloqueado a partir de 29 de dezembro
Por causa da posse presidencial em 1; de janeiro, a Esplanada dos Ministérios ficará bloqueada a partir de meia-noite de 29 de dezembro. A ação faz parte do esquema de segurança na região central que vai começar a partir das 7h. A expectativa é que 250 a 500 mil pessoas acompanhe a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).
Em 29 de dezembro, as vias N1 e S1 ficarão bloqueadas para o trânsito de veículos, mas liberadas para a passagem de pedestres. No dia 30 de dezembro, as vias N2 e S2 também serão fechadas. Somente pessoas credenciadas poderão circular na Esplanada.
No dia 1; de janeiro, a partir das 8h, parte da via L4, no sentido Norte/Sul, entre a Vila Planalto e a Procuradoria Geral da República (PGR), também será bloqueada ; assim como o acesso à mesma L4 pela Ponte JK.
O trânsito de veículos será desviado para o Setor de Clubes Sul. No mesmo horário, o Buraco do Tatuí ; ligação entre a L2 Sul e L2 Norte ; também será fechado.

Pontos de revista

Haverá quatro linhas de revistas a partir da Rodoviária do Plano Piloto. Além de pontos de revista manual, haverá detector de metais ao longo do percurso.
Não será permitida a entrada de ambulantes na Esplanada. Copos com água serão distribuídos em barracas espalhadas pelo local. Serão permitidos pacotes de biscoitos e frutas. Haverá ainda banheiros químicos para atender o público.
Os sinais de celulares estão liberados. Os bloqueios serão feitos a aparelhos controladores de drones e outros objetos ou equipamentos que operem em frequência clandestina.

Efetivo policial

A operação contará com ações conjuntas de órgãos federais e distritais, como Exército Brasileiro, Polícia Federal, Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, Polícia Militar do DF (PMDF), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Detran-DF.
O Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB) fará também o monitoramento das imagens das câmeras de segurança da região.
Pontos de revista a partir da Rodoviária

Mais de 2,6 mil policiais militares trabalharão na Esplanada durante a posse. Serão 36 agentes e dez viaturas do Detran e mais 350 militares e 25 viaturas do Corpo de Bombeiros.
Além do pleno funcionamento do CIOB, será criada a Cidade Policial, um espaço da SSP-DF, próximo ao Museu da República e que abrigará os recursos humanos e materiais da PMDF, PCDF e demais agências envolvidas na operação.

Confira os itens proibidos para o dia da posse presidencial:

Bebidas alcoólicas
Garrafas
Guarda-chuva
Fogos de artifício
Apontadores a laser
Animais
Bolsas e mochilas
Sprays
Máscaras
Produtos inflamáveis
Drones
Carrinhos de bebê
Armas de fogo
Objetos cortantes
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação