Cidades

Temperaturas altas e céu aberto devem continuar até a virada de ano

O Inmet prevê chuva na sexta-feira (21/12), com máxima de 29ºC

Mariana Machado
postado em 20/12/2018 06:00
Menino pula nas águas do Lago Paranoá: a máxima de 32ºC deve se repetir hoje
O verão começa oficialmente na sexta-feira, mas, desde o dia 11, quando a chuva foi registrada pela última vez em Brasília, as altas temperaturas deixaram a capital com a sensação da nova estação. Ontem, os termômetros marcaram até 32;C no Distrito Federal. A marca deve se repetir hoje, assim como a umidade mínima de 30%, na hora mais quente do dia. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Inmet prevê chuva na sexta-feira (21/12), com máxima de 29;C. E a tendência é de que continue nas festas de fim de ano, segundo o meteorologista Manoel Rangel. ;No Natal, teremos chuva, mas isso não significa que passaremos o dia todo com tempo fechado. Teremos um dia de sol entre nuvens e um período mais chuvoso entre a tarde e a noite;, disse. A média de chuvas do último mês do ano é de 241,5 mm;. Até ontem, o Inmet registrava 103,9 mm;.

O calor é explicado pela massa de ar seco que cobre boa parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul e inibe a formação de nuvens, causando elevação das temperaturas e queda na umidade relativa do ar. Mas, a partir do fim do ano, haverá mais chuvas rápidas, até abril, de acordo com Manoel Rangel. ;Os meses mais chuvosos são janeiro e fevereiro, mas isso vai diminuindo gradativamente a medida que entramos na transição para a nova estação.;

Exercícios ao ar livre

O calor intenso, o céu azul e o período de férias escolares fizeram a combinação perfeita para os brasilienses aproveitarem os dias ao ar livre. O oficial militar Marcos Vinicius Araújo, 31 anos, curtiu a manhã no Parque da Cidade fazendo exercícios físicos. Praticante de triatlo amador, o carioca que mora em Brasília há 20 anos, está mais do que acostumado ao calor da capital. ;No Rio de Janeiro, o clima é muito quente e abafado, chega a ser insuportável. Aqui é mais agradável;, comentou.

A família Castro aproveitou a quarta-feira de sol ao ar livre na Praia Norte, no Setor de Mansões do Lago Norte. Moradores do Paranoá Parque, eles passaram o dia se refrescando no Lago Paranoá. ;Onde moramos, é muito quente, não tem muitas árvores, então viemos dar um passeio. Ainda não tínhamos vindo aqui depois da reforma, e gostamos muito. Está muito bonito, bem estruturado e é um lazer legal;, ressaltou a dona de casa Janaína de Castro Barbosa, 30.

Ela conta que prefere os dias frios e sem chuva, mas os dias quentes também têm suas vantagens. ;Os últimos anos têm sido bem quentes e a gente não se acostuma muito com o calor forte e seco, mas, nesta época de férias, é bom para aproveitar o dia;, disse Janaína, que levou o filho para nadar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação