Cidades

Quinta-feira será de calor no DF, mas chuvas podem voltar a cair

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de pancadas de chuva em áreas isoladas do DF no final da tarde

Augusto Fernandes
postado em 20/12/2018 07:34
Céu na capital federal deve variar de nublado a parcialmente nublado nesta quinta-feira (20/12)
Nove dias após o último registro de precipitações na capital federal, a chuva deve voltar a cair em Brasília nesta quinta-feira (20/12), de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar de a previsão indicar mais um dia de calor intenso, no fim da tarde existe a possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas em áreas isoladas do DF.
A média de chuvas em dezembro é de 241,5 mm;. A última medição do Inmet, feita na quarta-feira (19/12), registrou 103,9 mm; até o momento. Meteorologista do instituto, Manoel Rangel disse que com o início do verão nesta sexta-feira (21/12), a expectativa é de que as precipitações se repitam nos próximos dias, incluindo o feriado de 25 de dezembro. "No Natal, teremos chuva. Contudo, o tempo no feriado deve variar. Durante a manhã, sol entre nuvens. Já no fim da tarde e início da noite, a tendência é de um clima mais chuvoso", disse.
Nesta manhã e à tarde, no entanto, o clima mais quente deve prevalecer no Distrito Federal. A temperatura máxima pode chegar a 33;C. Durante a madrugada, a mínima registrada foi de 17;C. A umidade relativa do ar cai e deve permanecer entre 85% e 30%. Para esta quinta-feira, o céu vai variar de parcialmente nublado a nublado.
O calor é explicado pela massa de ar seco que cobre boa parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul e inibe a formação de nuvens, causando elevação das temperaturas e queda na umidade relativa do ar. Mas, a partir do fim do ano, haverá mais chuvas rápidas, até abril, de acordo com Manoel Rangel. "Os meses mais chuvosos são janeiro e fevereiro, mas isso vai diminuindo gradativamente a medida que entramos na transição para a nova estação."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação