Cidades

Presença de 'Papai Noel demônio' assusta passageiros no Aeroporto JK

Figura do Krampus, uma espécie de anti-Papai Noel, incomoda alguns passageiros pela semelhança com o demônio. Obra de arte faz parte de exposição organizada pelo GDF

Ester Cezar* , Augusto Fernandes
postado em 20/12/2018 20:04
Obra mostra ser com chifres carregando crianças dentro de um saco de presentes A imagem de uma criatura demoníaca carregando crianças em um saco de presentes incomodou alguns passageiros que circularam pelo Aeroporto de Brasília na tarde desta quinta-feira (20/12). A semelhança com o diabo foi o que mais chamou a atenção das pessoas, mas houve quem não gostasse da exposição de arte por acreditar que ela fazia homenagens ao "coisa ruim".

A figura, no entanto, não reverencia ou estimula atos diabólicos. Trata-se, na verdade, de uma das 40 árvores de Natal concebidas por arquitetos, ilustradores, artistas plásticos, desenhistas industriais e designers gráficos brasilienses. As obras estarão em exposição no Aeroporto até 25 de dezembro, em frente ao desembarque internacional. O projeto é promovido pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Governo do Distrito Federal em parceria com o Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB).
Intitulado Natal Arte, o projeto visa reforçar o título que Brasília recebeu em 2017 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de cidade criativa do design. A ideia, de acordo com a secretaria, é que os artistas façam "intervenções livres, de modo a mostrar as particularidades das próprias técnicas e visões, a partir de uma árvore base em aço carbono de 2,5 metros de altura".
"O Natal Arte vai expor a cultura e o designer brasiliense, neste período de festas e grande movimentação turística, para o público em geral. Ao fomentar a valorização dos artistas locais, Brasília inova, mais uma vez de forma criativa, ao unir a criatividade e as comemorações natalinas", explicou a secretária adjunta de Turismo, Caetana Franarin.
Árvores do projeto Natal Arte têm o objetivo de valorizar o trabalho de artistas do DF
A árvore em que a figura metade cabra e metade demônio aparece é chamada de Noel/Krampus. Krampus, no folclore natalino de países europeus e cidades dos Estados Unidos, é o oposto do Papai Noel. Enquanto a figura do bom velhinho entrega presentes para as crianças no Natal, premiando-as pelo bom comportamento ao longo do ano, o espírito maligno chega para punir aquelas que não se comportaram.

Na base da árvore, um texto explica sobre a história da criatura. "Pouco conhecido no Brasil, o Krampus (ou Pelznichel) é uma tradicional figura do folcore natalino europeu. Enquanto o Papai Noel presenteia as crianças boas com brinquedos e doces, o macabro Krampus visita as crianças más e as açoita com galhos de bétula."
O Krampus é uma espécia de anti-Papai Noel e pune crianças que não se comportaram bem durante o ano
Apesar do desentendimento, a secretaria negou que o objetivo da exposição era levar pânico aos passageiros do Aeroporto ou que quisesse fazer homenagens ao demônio. "O único intuito é movimentar a economia criativa da cidade. Queremos levar a quem passa pelo aeroporto a ideia de que Brasília tem boas artes e bons designers", destacou a pasta.

Público divide opiniões

O vendedor Alexis Kouame, 33 anos, espantou-se com a imagem da exposição e disse que não entendeu qual foi o propósito dela. "Eu fiquei com medo e também não entendi qual a relação com o Natal", confessou. Alexis trabalha em uma das lojas do aeroporto e lembra que quando a imagem foi colocada também causou espanto em outras pessoas. "Bebês e crianças não entenderam, ficaram assustados. Perguntavam aos pais, mas eles também não sabiam explicar. Agora, trocaram de lugar. Acho que para não ficar tão visível e assustar mais gente", completa.

O arquiteto Roberto Silva, 35, comentou que, para ele, a imagem é normal. Ele ainda elogiou o artista. "É apenas representativa. As pessoas se espantam porque não conhecem. Para mim, é a mais bonita da exposição. Parece que foi feita com mais calma, mais cautela." Henrique Gonçalves, 29, também acredita que faltou entendimento por parte de quem se espantou com a arte. "A imagem mostra a dualidade da festa de Natal: o Papai Noel do bem e o do mal. Acho que falta cultura em quem não entendeu", afirmou.
* Estagiária sob supervisão de Anderson Costolli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação