postado em 21/12/2018 11:16
O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou nesta quinta-feira (20/12) o aplicativo Na Hora Digital. Desenvolvido pela Secretaria de Planejamento do GDF, a plataforma reúne diversos orgãos e permite o acesso a serviços que, até então, só poderiam ser feitos presencialmente.
O cadastro para aderir aos serviços do aplicativo pode ser feito tanto por pessoa física (CPF) quanto por pessoa jurídica (CNPJ). O usuário pode, por exemplo, consultar benefícios da assistência social como auxílios natalidade. É possível verificar o boletim e a frequência escolar dos estudantes da rede pública de ensino do DF e outros serviços para as áreas de Educação e Assistência Social.
O Na Hora Digital permite ainda informar sobre problemas de infraestrutura e pedir serviços como tapa-buracos, poda de árvores e manutenção de energia elétrica de postes. A expectativa do GDF é que outros serviços mais "complexos" sejam futuramente adaptados à plataforma.
De acordo com a Secretaria de Planejamento, a tendência é que as filas nos centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Especiais de Referência de Assistência Social (Creas) diminuam, já que alguns tipos de inscrições e atualizações de cadastros também podem ser feitos por meio aplicativo.
Durante o lançamento da plataforma, no Salão Nobre do Palácio do Buriti, o governador Rodrigo Rollemberg destacou que o objetivo do aplicativo é aproximar a população do Estado e garantir que as necessidades dos brasilienses sejam atendidas mais rapidamente.
"O aplicativo tem o papel de facilitar a vida das pessoas. É o governo na palma da mão do cidadão", disse o governador.
Por enquanto, serviços como marcação de horário para emissão de segunda via da carteira de identidade, solicitação de religação de energia ou pedido de aferição de hidrômetro continuam a ser feitos presencialmente.
Com informações da Agência Brasília