A primavera dará lugar ao verão às 20h22 desta sexta-feira (21/12), e o último dia da estação florida no Distrito Federal deve ser marcado por temperaturas elevadas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que os termômetros de Brasília marquem 33;C.
Durante a madrugada, a mínima registrada foi de 15;C. No decorrer desta sexta-feira, a umidade relativa do ar deve variar entre 90% e 30%. O calor deve ser alivado caso a possibilidade de chuvas se concretize: segundo o Inmet, as pancadas podem cair no fim da tarde, em áreas isoladas.
O meteorologista Mamedes Luiz Melo disse que a mudança de estação pode contribuir para o registro de mais precipitações. "O verão no Hemisfério Sul, como de praxe, é marcado por pancadas de chuvas mais fortes. Em algumas vezes, com rajadas de vento, trovoadas e até granizo", explicou.
O calor deve predominar no verão da capital federal. "Nesta estação, o sol fica mais tempo exposto, pois os dias são mais longos, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, o que contribui para o registro de altas temperaturas. De qualquer forma, a previsão é de que seja um verão dentro do padrão, sem temperaturas mais elevadas do que o comum", comentou Mamedes Luiz.