A Polícia Rodoviária Federal liberou, às 3h55 deste domingo (23/12), o trecho da BR-040 que estava interditado desde a manhã de sábado (22/12) após um grave acidente envolvendo um ônibus e um caminhão-tanque carregado com 35 mil litros de óleo diesel. A tragédia aconteceu entre os municípios goianos de Luziânia e Cristalina. O motorista do ônibus morreu e 17 passageiros ficaram feridos.
Durante a madrugada de hoje, equipes do Corpo de Bombeiros atuaram para limpar a parte da pista que ficou tomada pelo combustível do caminhão ; a batida provocou o vazamento de 10 mil litros de óleo. Além disso, foi preciso transferir o restante do produto para outro caminhão-tanque e retirar da pista o veículo envolvido no acidente.
Ônibus era de banda de cantora sertaneja
A tragédia aconteceu por volta das 9h. O caminhão-tanque tentou desviar de um ônibus do Exército e bateu de frente com outro coletivo, que levava integrantes da produção e da banda da cantora de música sertaneja Yasmin Santos, no km 77 da rodovia, próximo ao Posto 81, distante 108km de Brasília. O ônibus da artista saiu da pista e tombou. O motorista, de 41 anos, morreu na hora. Os outros 17 ocupantes do veículo ficaram feridos, sendo um, o condutor reserva, em estado grave. Ele foi levado para o Hospital de Base do DF com fraturas múltiplas. Yasmin Santos não estava no veículo.
O condutor do caminhão-tanque também se feriu gravemente. Bombeiros o levaram para ser atendido em Luziânia. Os demais sobreviventes foram para o Hospital de Base e os hospitais municipais de Cristalina e Luziânia. A maioria apresentava principalmente fraturas e escoriações. Havia 40 militares no ônibus do Exército. Nenhum deles se feriu. A via foi interditada nos dois sentidos, causando um engarrafamento de 10km. A alternativa era usar como desvios a GO-010 e a GO-436, uma volta de 13 quilômetros.
Show em Brasília
Yasmin Santos fez um show, ao lado de Juliana Marques, na noite de sexta-feira (21/12), na boate Shed, no Setor de Clubes Esportivos Sul. O ônibus com a equipe dela seguia para São Paulo na manhã de sábado. Segundo a assessoria de Yasmin Santos, a artista costuma viajar no veículo envolvido no acidente, mas, ontem, foi para São Paulo de avião.
"O ônibus leva a banda, a equipe técnica e a produção em geral. A cantora sente profundamente o ocorrido e pede para que os familiares da equipe, a qual ela considera como sua família, para se acalmarem, por não correrem risco. Em breve estarão em casa. Yasmin ainda pede orações para que Deus conforte os entes queridos que o motorista deixou", disse Silvia Colmenero, assessora da cantora.