Cidades

Fiéis lotam a Catedral para acompanhar a Missa do Galo

A celebração acontece todo ano na véspera do Natal e é uma das principais comemorações dos católicos em homenagem ao nascimento de Jesus Cristo

Caroline Cintra - Especial para o Correio
postado em 24/12/2018 21:01
Missa do Galo na Catedral
Centenas de fiéis participaram da Missa do Galo na Catedral Metropolitana de Brasília, na noite desta segunda-feira (24/12). A celebração acontece todo ano na véspera do Natal e é uma das principais comemorações dos católicos em homenagem ao nascimento de Jesus Cristo. Antes da missa, o padre João Firmino celebrou o último dia da novena de Natal.

"Este é um momento que a gente lembra de Maria e José indo para Belém, à espera de Jesus. Sabemos que era noite por causa da estrela que guiava. A gente celebra o sentido da espera. É naquela hora que o galo canta e há o anúncio do nascimento", explicou o padre.

Para o pároco da Catedral, na data é realizada a grande missa em homenagem a Jesus. No entanto, é importante que os pais não tirem o lúdico do Natal. Ele ressalta que a criança deve ser presenteada, para que ela possa presentear e espalhar a mensagem de amor trazida por Cristo. "Uma coisa deve complementar a outra", destacou.
[FOTO1307456]
A professora Giselda Aparecida de Araújo, 42, participa todo ano da Missa do Galo e faz questão de levar as filhas Luísa Araújo, 10, e Mariane Araújo, 8. "É importante que elas saibam desde pequenas o significado real do Natal. Para nós é uma alegria muito grande estar aqui", disse.

A Missa do Galo começou às 20h, com louvores e orações. A celebração foi comandada pelo Bispo Dom Sérgio, cardeal arcebispo de Brasília. Além dos bancos da Catedral, foram colocadas mais 500 cadeiras para comportar todos os fiéis.

O empresário Wagner Frota, 65 anos, é voluntário na Catedral há 10 anos e faz questão de prestar auxílio durante o evento. "Toda missa é importante, mas hoje é ainda mais. Por isso fica tão cheio. Sempre tem gente que fica em pé. Mas ainda assim fica muito feliz pelo o significado desse dia".

As celebrações de Natal continuam nesta terça-feira (25/12), com a Missa da Aurora e a Missa do Dia de Natal. Na catedral, haverá celebrações às 10h e às 19h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação