Cidades

Brasilienses recebem SMS com instruções para a posse presidencial

Segundo o GSI, as mensagens são enviadas pela coordenação responsável pela segurança no dia da posse e contou com o apoio da Anatel para os disparos

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 27/12/2018 20:29

Ensaio para a posse presidencial de Jair Messias Bolsonaro, na Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três PoderesA poucos dias da posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), usuários de aparelhos celulares com DDD 61 têm recebido mensagens com instruções e restrições de segurança para a cerimônia. O evento ocorre na Esplanada dos Ministérios, em 1; de janeiro.

As mensagens foram enviadas pelo número 40900 e direcionam os usuários para o site do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). "Presidência da República: Durante a posse presidencial, alguns itens não poderão ser levados para a Esplanada. Acesse: www.gsi.gov.br ou #PossePresidencial2019", diz o texto.

No portal do GSI, é possível ver um banner logo na página inicial, com itens proibidos na posse, tais como: bebidas alcoólicas, garrafas, guarda-chuvas, fogos de artifício, apontadores laser, animais, bolsas e mochilas, sprays, máscaras, produtos inflamáveis, armas de fogo, objetos cortantes, drones e carrinhos de bebê.

Difusão a partir das operadoras

mensagens em ce lulDe acordo com o Gabinete, a origem da mensagem é da Coordenação de Segurança de Área para o evento da Posse Presidencial. Em nota, o órgão afirmou que foi realizado um contato oficial com a Anatel para a difusão do conteúdo que seria do "interesse público". O GSI afirmou que o texto foi disparado apenas para os celulares com DDD 61.

A Anatel informou ao Correio que encaminhou às prestadoras do serviço móvel pessoal a solicitação do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro para o envio de mensagem por meio de SMS, com a orientação sobre os itens proibidos de serem levados à posse. A empresa também classificou o envio como "utilidade pública".

"Às prestadoras coube a operacionalização do envio do SMS. O procedimento não importou encargos para a Administração Pública", disse a nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação