Cidades

Professor da UnB lança o livro O Último Astronauta Brasiliense

História em Quadrinhos conta a aventura de um arquiteto brasiliense que viaja no tempo e encontra uma Brasília infernal, em 2318

Cézar Feitoza - Especial para o Correio
postado em 28/12/2018 21:46
Brasília em 2318: cidade-infernoO professor de arquitetura e urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) Federico Flósculo lança o livro O Último Astronauta Brasiliense neste sábado (29/12), às 19h, no Carpe Diem da 104 Sul. Trata-se de uma história em quadrinhos, também chamada de Distopia, Completa Distopia, de Um Peculiar Arquiteto e Urbanista, Acerca da Vida e Morte Dessa Capital da República Brasileira.

São 65 páginas em que Frederico conta a história de um arquiteto brasiliense que viajou no tempo e, 300 anos adiante, encontrou a capital do país no pior dos cenários. Tudo acontece entre outubro de 2018 e outubro de 2318. "O personagem, que se parece muito comigo, achou prudente vestir uma roupa de astronauta, porque não sabia o que esperar do futuro e precisava se proteger".

Ao "descer" em Brasília, no ano de 2318, o personagem da HQ encontra inúmeros infernos temáticos: O Inferno dos Arquitetos, dos Políticos, dos Juízes Supremos entre outros. Passando pela cidade infernal, acompanha a condenação de diversas figuras brasilienses; políticos, em sua maioria.

Capa do livro O Último Astronauta BrasilienseNos monumentos da cidade, as figuras tomam vida. Os apóstolos da Catedral, os candangos da Praça dos Três Poderes: todos com a incumbência de salvaguadar as obras arquitetônicas. Neste meio, o astronauta precisa ser salvo pelos Anjos da Catedral para retornar a Brasília atual.

Frederico conta que a ideia surgiu ao perceber que a política no Distrito Federal rumava ao caos. "É um livro político, uma distopia. Um pesadelo projetado, como se o futuro fosse algo temeroso, que devemos nos preocupar", conta.

Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), Frederico Flósculo criou a nova história em quadrinhos durante dois anos, incentivado por uma disciplina que ministra na UnB no Atêlie de Histórias em Quadrinho do curso. A publicação é feita pela editora Kiron.

Serviço

Evento: Lançamento do livro O Último Astronauta Brasiliense
Local: Carpe Diem, na 104 Sul
Dia: Sábado, dia 29 de dezembro de 2018
Horário: De 19h às 22h
Valor: R$ 30 a unidade

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação