Cidades

Veja como fica o trânsito na cidade nos dias 31 e 1º

Celebrações no último dia do ano e posse na Esplanada mudam o tráfego de veículos. Transporte público receberá reforço nos horários de maior demanda

Danilo Queiroz - Especial para o Correio
postado em 29/12/2018 08:00
A faixa da direita na Ponte Costa e Silva, sentido Lago Sul-Plano Piloto, será liberada apenas a carros autorizados
O dia da virada terá diversas alterações nos horários de funcionamento dos serviços públicos no Distrito Federal. Na véspera de ano-novo e no primeiro dia de 2019, o transporte público receberá reforço para as festas e a posse do presidente eleito. Atendimento em delegacias e unidades de saúde também terão esquema especial. O trânsito na cidade será modificado em alguns pontos.

Em decorrência das festividades, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará alterações na Ponte Costa e Silva durante o réveillon na Praça dos Orixás, a Prainha. A partir das 10h, quem sair do Lago Sul em direção ao Plano Piloto deverá transitar pela faixa central, já que a da direita será exclusiva para veículos autorizados. Já a tesourinha de acesso à L4 Sul ficará fechada para a montagem da estrutura do evento.

Das 23h40 até a 0h30, a ponte ficará totalmente bloqueada para garantir a segurança durante a queima de fogos no Lago Paranoá. A interdição ocorrerá nos dois sentidos, no retorno em frente ao Pontão e na altura da alça de acesso à L4 Sul. Durante todo o dia, equipes do Detran estarão no local realizando operações de sinalização, controle, fiscalização e apoio à travessia de pedestres. Devido à posse de Jair Bolsonaro, a Esplanada dos Ministérios será fechada já no domingo. O trânsito está interditado a partir de hoje.
Mapa mostra pontos de interdição no DF

O evento solene da presidência e a virada de ano provocam esquema especial no transporte público. Os ônibus com destino ao estacionamento do Estádio Nacional de Brasília terão reforço durante a virada, entre 22h e 2h. O trajeto circular entre a Rodoviária e o Pontão do Lago Sul será feito pela linha 103.1, com duas saídas por hora depois das 18h e até as 21h. Os coletivos também terão efetivo extra em 1; de janeiro, durante a posse. Já o metrô circulará das 6h às 22h na véspera do ano-novo e das 7h às 20h no primeiro dia de 2019.

As emergências dos hospitais regionais, do Instituto Hospital de Base (IHB) e das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) funcionarão em plantão por 24 horas. Já as unidades básicas de saúde (UBS) e os ambulatórios funcionarão somente até as 14h do dia 31. As delegacias da Polícia Civil abrem das 8h às 14h na véspera e terão plantão no primeiro dia de 2019. As Centrais de Flagrantes e o telefone 197 atenderão 24 horas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação